Cultura

Guarda do Congo promove Festa do Rosário de Timóteo

Organizada pela Guarda de Congo São Sebastião de Timóteo, programação religiosa será aberta com novena

TIMÓTEO – O município sedia 54ª Festa do Rosário de Timóteo que será realizada no período de 01 a 11 de setembro.  A festividade cultural e religiosa está sendo organizada pela Guarda de Congo Congado São Sebastião de Timóteo. Os Reis Festeiros anfitriões serão Elizabeth Pinheiro e Edilson Pinheiro. Na oportunidade, será comemorado os 127 anos de existência da Guarda de Congo São Sebastião de Timóteo, uma das mais antigas irmandades congadeiras do Vale do Aço.

PARTICIPANTES

Haverá a participação da Guarda de Congo São Sebastião de Timóteo, Guarda de Congo Feminina de Nossa Senhora do Rosário do Bairro Aparecida (BH) – primeira guarda feminina de Minas Gerais -, Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário da Urca-Pampulha (BH), Guarda de Moçambique de Angola (Araguari), Guarda de Marujo Santo Antônio (Itabira), Associação de Marujos São José dos Cocais, Guarda de Moçambique do Bairro Tupis (BH), Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário de São José do Goiabal, Guarda de Moçambique Luz Divina de Bela Vista de Minas, Guarda de Moçambique de Itaguara, Guarda de Congo e Moçambique de Azurita e Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia (São Domingos das Dores).

Está confirmada a presença do representante dos congadeiros na Comissão Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas, Nely Martins. A programação será aberta nesta quinta com o início da novena, realizada na casa de fiéis.  No dia 9 (sexta), haverá o acolhimento das guardas visitantes, com chegada prevista a partir das 20h.

No dia 10 (sábado), haverá encontros de confraternização na Escola Angelina Alves de Carvalho, no bairro Bela Vista. No dia 11 (domingo), a confraternização acontece na Escola Municipal Joaquim Ferreira de Souza, no bairro São José. Os eventos nas escolas fazem parte do Projeto Congado São Sebastião Itinerante – A cultura vai onde o povo está.

No domingo (11), a programação terá início com a Alvorada com Alvorada e recepção das Guardas e Ternos visitantes ( 6h); visita as bandeiras no Adro da Matriz São Sebastião (9h), procissão saindo da Praça 29 de Abril (10h); Missa Conga e Coroação de Reis Festeiros na Paróquia São Sebastião de Timóteo (14h). As guardas participantes se apresentarão na Praça 29 de Abril às 16h e, em seguida, haverá o lançamento do Projeto Estadual “Conhecer, Reconhecer para Preservar e Valorizar as Congadas e Reinados de Minas Gerais”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com