Cultura

Festival Murucututu circula por seis cidades mineiras com atrações para crianças

Praça Ana Angélica de Antônio Dias vai sediar as atrações neste final de semana, nos dias 17 e 18 de junho; já a Praça do Coliseu, em Timóteo, terá a programação nos dias 24 e 25 de junho

ANTÔNIO DIAS – No anseio de abrir espaço para a imaginação das crianças fluir, o Festival Murucututu leva experiências artísticas gratuitas para o público infantil. Com início no dia 31 de maio até o dia 28 de junho, a edição itinerante do festival pousa nas cidades mineiras de Antônio Dias, Cel. Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, oferecendo teatro, música, circo e cinema em uma programação de qualidade. Itabira e Nova Era já receberam o festival, que está oferecendo quase 150 oficinas para escolas, com diversas linguagens artísticas para as crianças.

O nome Murucututu, uma coruja que vive na região Amazônica e no Pantanal, valoriza a cultura popular brasileira, trazendo à memória os povos originários e a riqueza da nossa fauna, criando um universo figurativo. Tal significado inspira a programação do festival itinerante, conforme explicam os coordenadores do Festival Murucututu Anaís Della Croce e Gabriel Murilo. “A diversidade da nossa cultura e do folclore brasileiro estão reunidos nesta edição do Festival Murucututu, que nasceu em Belo Horizonte recentemente, e agora ganha asas para alcançar as crianças nas escolas e praças das cidades com atrações incríveis”, frisam os realizadores.

CIDADES

Coronel Fabriciano será a terceira cidade a receber a programação, no dia 14 de junho, com apresentações do espetáculo “Aquarela” – Grupo Maria Cutia. Depois será a vez de Antônio Dias sediar as atrações, no dia 15 de junho, apresentações para escolas, do espetáculo “Na Roda” – Grupo Maria Cutia. Nos dias 17 e 18 de junho, a Praça Ana Angélica, no Centro da cidade, vai receber a programação com encontro criativo para as crianças, apresentações dos espetáculos “Nossa Brincadeira de Boi”, do Teatro Farroupilha, “Chapeuzinho Vermelho”, do grupo O Trem Companhia de Teatro, “Berenice e Soriano”, encerrando com a mostrinha de cinema.

O Murucututu chega a Timóteo no dia 23 de junho, começando com apresentações para escolas, com o espetáculo “Prutiti – Memórias de Estimação” – Insensata Cia de Teatro. A comunidade vai poder prestigiar a programação artística na Praça do Coliseu, nos dias 24 e 25  de junho, com o encontro criativo para as crianças, espetáculo  “Memórias de um Quintal” – Insensata Cia. de Teatro, e “Regalos”(Teatro para bebês) – DaMa Espaço Cultural, também com a Mostrinha de cinema. Ipatinga recebe o festival nos dias 27 e 28 de junho, no Teatro Zélia Olguin, com apresentações para escolas do espetáculo “Xabisa”.

A primeira parada do Murucututu foi em Itabira, no dia 31 de maio, levando quase 600 crianças para a plateia do espetáculo Brinquedorias do Grupo Serelepe, para estudantes e educadores. Em Nova Era, o Murucututu alcançou cerca de 2 mil pessoas participando ativamente das atividades. Mais de 400 alunos e professores, passaram pela Fazenda da Vargem, no dia 2 de junho, para assistir o espetáculo Petit Gatão Pocket Show” e nos dias 3 e 4 de junho (sábado e domingo), a comunidade abraçou o Murucututu na Praça Morro do Padre, participando da programação artística com os espetáculos e mostrinha de cinema.

INSPIRAÇÃO

Murucututu é o nome indígena dado a uma coruja que vive na região Amazônica e no Pantanal, mas também é uma figura importante do folclore brasileiro. Na cultura popular,  é a mãe do sono invocada em canções de ninar e, para alguns povos, é o grande mistério, uma divindade que rege os ciclos da natureza. É também uma homenagem ao espetáculo, de mesmo nome, do Duo Rodapião, de Belo Horizonte, formado por Eugênio Tadeu, curador do festival, e Miguel Queiroz.

O Murucututu – Festival para Crianças é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da CENIBRA. Realização Aventura e Ministério da Cultura – GOVERNO FEDERAL União e Reconstrução.

SERVIÇO

Murucututu – Festival para Crianças

31 de maio a 28 de junho

Antônio Dias, Cel. Fabriciano, Ipatinga, Itabira, Nova Era e Timóteo

Programação completa: https://www.instagram.com/murucututu/

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com