Cultura

Diversidade religiosa é tema da 13ª CineDocumenta

IPATINGA – A 13ª edição do CineDocumenta este ano vai abordar o tema “Um Olhar do Documentário para a Diversidade Religiosa”. A escolha do tema, segundo o organizador Ederson Caldas, se dá porque em pleno século 21, o mundo continua marcado pelo acirramento dos conflitos religiosos, apagando o amor da cena. “A história se repete, o ódio domina as ações. Um sentimento incompatível com o espírito supremo do amor que precisa morar no coração de todas as crenças; afinal de contas, religião significa re-ligar o homem ao transcendental. A Religião deveria e precisa promover a ética, um estilo de vida respeitoso para com os seres humanos. Mas, não raramente, a Religião se converte em comércio. Intolerância, terror, censura, preconceito, discriminação e condenação são as principais moedas de troca no mercado de emoções em que os templos da fé estão imersos”, diz Caldas.

Ele explica que, em meio a esse cenário, a CineDocumenta propõe debates sobre Diversidade Religiosa. “A CineDocumenta acredita que o diálogo entre as religiões é importante, por permitir a troca, o conhecimento e o reconhecimento das vivências religiosas entre pessoas diferentes”, pontifica.

“Conhecer, dialogar ou pesquisar o universo religioso, além de fascinante, é fundamental, sobretudo, no combate à violência promovida pelos fundamentalismos que fazem da vivência da fé uma problemática. Ninguém deve se manter inerte diante do preconceito, do abuso, do fanatismo que oprime, da guerra em nome de religiões e da exploração de pessoas em nome de Deus”, alerta Ederson Caldas, finalizando: “O cinema documentário em muito pode contribuir para que possamos defender a liberdade religiosa”.

A CineDocumenta e seus temas

 

A primeira edição da mostra trouxe o tema Essas Pessoas, Essas Cidades. Em 2004, a segunda edição tratou da luta política contra o Golpe de 1964; a terceira edição abordou o Velho Cinema Novo. A quarta edição, promovida em 2006, teve como tema Ficção e Realidade, exibindo filmes que têm a responsabilidade de registrar o real, compreendendo assim uma enorme quantidade de dilemas morais e éticos. No ano de 2007, a mostra passeou pela arte do olhar cinematográfico colocando em cena o tema Retratos. Realizada em 2009, a sexta edição promoveu o debate Cinema X Antropologia. Em 2010, a sétima edição teve como tema Aqui, o cinema brasileiro fala, refletindo acerca do Cinema brasileiro e seu potencial transformador. A oitava edição, já em 2011, exaltou a cultura nacional com o tema Viva o Povo Brasileiro. Promovida em 2013, a nona edição abordou com sobriedade o tema Cinema da Paz em Tempo de Guerra. Para comemorar uma década de existência, a Cinedocumenta, em sua 10ª edição, a de 2014, homenageou a literatura, com o tema Cinema e Literatura e a exibição de 20 filmes ligados a esse assunto, vindos de todo o Brasil.

A 11ª edição, em 2016, abordou Cinema e Meio Ambiente com uma propriedade de reflexões contemporâneas.  No ano passado (2017), a Diversidade de Amar, um convite a reflexões sobre as formas de amor, marcou com maturidade mais uma mostra, contabilizando 12 edições.

A exploração da realidade de forma a permitir um mergulho introspectivo em questões relacionadas diretamente com o que nos faz humanos. Assim pode-se também definir o documentário. Nesse sentido, realizar uma mostra que utilize do documentário como instrumento cultural de formar plateia e provocar reflexões, trata-se de um gesto continuamente de vanguarda.

A 13ª CineDocumenta – Mostra de Cinema Documentário é uma idealização e realização do produtor Éderson Caldas e Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da Cenibra, por meio da lei federal de incentivo à cultura.

Critérios para inscrição de obras

 

Da 13ª CineDocumenta poderão participar filmes documentários em qualquer formato e duração relacionados ao tema. Neste ano, a CineDocumenta propõe debates sobre “Diversidade Religiosa” porque acredita que o diálogo entre as religiões é importante, por permitir a troca, o conhecimento e o reconhecimento das vivências religiosas entre pessoas diferentes. Conhecer, dialogar ou pesquisar o universo religioso, além de fascinantes serve, sobretudo, no combate à violência promovida pelos fundamentalismos que fazem da vivência da fé uma problemática.

A inscrição é gratuita e deverá ser feita até o dia 27 de julho de 2018, no site oficial do evento: www.cinedocumenta.com

Para seleção deverá ser enviado link da obra audiovisual com a senha para o e-mail cinedocumenta@gmail.com ou a cópia do filme em DVD juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada.

O material, obedecendo ao período de inscrição, deverá ser enviado para:

Vídeo Plus

Evento: Cinedocumenta – Mostra de Cinema Documentário

Rua Caviúna, 245 – Horto – CEP 35.160-295 – Ipatinga – MG.

A inscrição só será validada após o recebimento do material (DVD do filme + ficha de inscrição assinada) que deverá ser enviado até o final do período de inscrição, sendo considerada para isso a data de postagem nos Correios e ou data de envio por e-mail.

As despesas e encargos referentes à remessa do material para seleção ficarão a cargo do remetente.

SELEÇÃO

A seleção dos filmes e vídeos será feita por uma comissão nomeada pela direção do evento.

O resultado oficial da seleção será comunicado via e-mail que consta na ficha de inscrição do filme.

A divulgação da lista de trabalhos audiovisuais selecionados para a 13ª Mostra de Cinema Documentário e a programação completa do evento está prevista para ser feita oficialmente no site www.cinedocumenta.com

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com