Cidades

Educadores de Ipatinga debatem a alfabetização na idade certa

Mais de 200 professores da rede municipal de ensino participaram da abertura das atividades do PNAIC


IPATINGA
– Mais de 200 professores da rede municipal de ensino participaram da abertura do Encontro de Orientadores de Estudo e Professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), realizado pela Secretaria de Educação de Ipatinga. O evento marcou o início das atividades do programa neste ano.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelo governo federal, estados e municípios brasileiros, com objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 3º ano do ensino fundamental. O objetivo é alcançar a meta de alfabetização e letramento estabelecida pelo Ministério da Educação, que é: “Toda criança lendo e escrevendo até os 8 anos de idade”.
Ipatinga aderiu ao PNAIC em julho de 2012. No entanto, somente este ano, no atual governo, as ações do programa têm sido desenvolvidas corretamente.

DEFASAGEM
Segundo dados do MEC, no Brasil, atualmente, 15% das crianças não são alfabetizadas. Em Ipatinga, entre 8% a 9% das crianças concluem as séries iniciais sem estarem plenamente alfabetizadas, o que não quer dizer que elas não possuam competências para aprender. “É preciso intervir no processo de alfabetização, acompanhado o educando em suas dificuldades nas séries iniciais, para que tais dificuldades não se tornem obstáculos em seu futuro”, argumenta a secretária de Educação de Ipatinga, Leida Alves Tavares.

Além do curso de formação continuada, participantes do PNAIC contarão com o apoio de dez orientadores, professores da rede municipal de ensino, capacitados pelo governo federal. Materiais didáticos e pedagógicos serão distribuídos aos educadores e orientadores, e serão realizados, também, diagnósticos periódicos.

EXPECTATIVAS

Há dez anos atuando como professora da rede municipal de ensino de Ipatinga, Cristhiane da Rocha Louzada Viveiros Araújo, orientadora do PNAIC, acredita que o programa vem fortalecer o processo de ensino-apredizagem nas séries iniciais. “O Pacto sistematiza o conhecimento e as experiências do professor, por meio de um plano de intervenção pedagógica. O planejamento cria estratégias que possibilitam desenvolver atividades diferenciadas no cotidiano das crianças, facilitando o letramento e a alfabetização”, esclarece a orientadora.

A professora Miralda Ramos revela que a alfabetização e o letramento sempre foram uma preocupação e o PNAIC poderá contribuir com o plano de aula dos educadores. “Nos dedicamos muito ao planejamento das atividades de alfabetização por acreditar que a criança têm condições de aprender e de se desenvolver, sendo alfabetizada já aos seis anos de idade”, garante a educadora.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com