Cultura

Darín é cotado para o Oscar com novo filme “Argentina 1985”

(DO PÁGINA 12) – O filme “Argentina 1985” gera grandes expectativas. O quinto longa-metragem de Santiago Mitre — baseado no Juicio a las Juntas, que julgou os nove militares que lideraram a última ditadura militar de 1976 – e que já foi selecionado para representar a Argentina no 37º Prêmio Goya, na Espanha, e para o Festival de Cinema de Veneza, chegará aos cinemas em 29 de setembro e, três semanas depois, estará disponível em todo o mundo através da plataforma Amazon Prime Video .

O premiado Santiago Mitre dirigiu o filme, que também co-escreveu com seu colaborador regular Mariano Llinás. O filme apresenta um elenco estelar liderado por Ricardo Darín (como Julio Strassera) e Peter Lanzani  (como Luis Moreno Ocampo).

Veja o trailler:

https://content.jwplatform.com/previews/I00YW1sk

INVESTIGAÇÃO

“Argentina 1985” é inspirado na história real dos promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que em 1985 ousaram investigar e processar a ditadura militar mais sangrenta da história argentina. Sem se deixar intimidar pela ainda considerável influência militar na frágil nova democracia, Strassera e Moreno Ocampo reuniram uma jovem equipe jurídica de heróis improváveis ​​para a batalha de Davi contra Golias. Sob constante ameaça a si e às suas famílias, correram contra o tempo para fazer justiça às vítimas da junta militar.

OSCAR 2023

A cerimônia do Oscar sempre foi e é um dos eventos mais importantes para o mundo do cinema. Centenas de fãs da Sétima Arte sentam-se em cada edição para ver se seu filme, ator, atriz ou diretor favorito ganha a cobiçada estatueta.

No entanto, a 95ª edição do Oscar – que acontecerá num domingo, 12 de março de 2023 – terá um tempero especial para os argentinos, já que na lista da prestigiosa revista Variety, dedicada ao mundo do show bussines, dê como favoritos os atores do filme “Argentina 1985”, Ricardo Darín e Peter Lanzani.

O nome dos atores argentinos aparece nas listas que este portal, um dos mais importantes de Hollywood, publica nos meses antes de se saber quais são os artistas e as produções que concorrerão à estatueta.

Enquanto Ricardo Darín aparece na posição 35ª posição, “outras possibilidades” para se tornar Melhor Ator, Peter Lanzani entrou na lista de Melhor Ator Coadjuvante, dividindo a conta com inúmeras estrelas.

O filme já teve sua primeira apresentação na Bienalde Veneza, onde recebeu as primeiras críticas. O jornal britânico “The Guardian” comentou que se trata de um “drama judicial da vida real, mas tratado com um estilo fantástico e um compromisso sincero”.

Ele também avalaia que “há um pouco de entusiasmo de Hollywood” colocado no lançamento público do filme. Na ausência de um mês para seu lançamento ao grande público, já é um dos favoritos na seção de filmes internacionais do Oscar.

“Sou diretor de ficção, não sou documentarista. Todas as ideias que tenho estão ligadas à ficção”, definiu-se Mitre a respeito do filme. “De qualquer forma, as investigações estão destinadas a ser a base de uma ficção”, acrescentou o realizador que revelou não ter uma resposta concreta à questão do porquê de ter escolhido, entre todas as histórias possíveis, a do Julgamento das Câmaras, mas que sente que o tempo atual exige uma recuperação deste fato.

A este respeito, acrescentou: “Estão prestes a sair alguns documentários sobre o julgamento, como o realizado por Ulises de la Orden, que utiliza exclusivamente as gravações dos dias do julgamento. Suponho que haja algum interesse no período, embora não pudesse especificar o motivo. Eu não posso nem explicar o meu. Mas o fato é inegavelmente importante para a história recente da Argentina e, no meu caso, como já estava trabalhando nessas micro-histórias sobre poder, sobre diferentes formas de política, sobre instituições, me interessei em abordar o campo da justiça”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com