Cidades

Conselho chama atenção para violência contra mulheres negras

Campanha visa romper com a banalização da violência

 

TIMÓTEO – O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Timóteo abraça, mais uma vez, a causa pelos 16 Dias de Ativismo pela Eliminação da Violência Contra a Mulher.  “Desnaturalize! Isso não é normal” é a campanha onde as conselheiras chamam a atenção das mulheres para não banalizar a violência. O anúncio mostra a imagem da mulher no gesto de “pare”, com a proposta de romper com a naturalização da violência contra a mulher. Atos como constrangimento, humilhação, cantadas insistentes, bolinação, ameaças de agressão, tapas, chutes, empurrões, queimaduras com cigarro, privação de liberdade, exposição de imagem na internet sem o consentimento da mulher, esconder objetos e documentos, impedir o contato com a família ou amigos, impedir de trabalhar ou estudar, toques e carícias indesejados, locar ou vender imóvel pertencente ao casal sem autorização da mulher, obrigar a parceira ou esposa a ter relações sexuais contra a vontade são crimes comuns em nossa sociedade. Esses crimes envolvem diversas violações de direitos humanos.

MULHERES NEGRAS

Este ano, o foco são as mulheres negras, cujos dados atuais revelam ser o maior número entre as vítimas. As mulheres negras também são destaque na campanha do Estado de Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos de Minas Gerais, o feminicídio entre mulheres brancas foi reduzido em 10%, entre as negras aumentou 54%, nos últimos dez anos. Outros dados mostram que 45% das mulheres vítimas de violência doméstica no Estado são pardas, enquanto 15% são negras. A principal faixa etária das atingidas é entre 25 e 34 anos. Os agressores são, em sua maioria, os companheiros (40%), seguidos pelos ex-companheiros (30%) e depois pelos filhos, enteados e pais.

Os 16 Dias de Ativismo pela Eliminação da Violência Contra a Mulher vai do dia 25 de Novembro até 10 de Dezembro. No Brasil, o ativismo inclui também o dia (20/11) da Consciência Negra até o dia (10/12) dos Direitos Humanos.

SERVIÇO

O CMDM de Timóteo realiza reuniões mensais na Casa dos Conselhos, na Avenida Acesita, 1596, bairro Primavera. Para entrar em contato ligue para (31) 3847-7849 ou fale conosco pelo e-mail: cmdmdetimoteo@yahoo.com.br.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com