Cidades

Conferência de Assistência Social de Timóteo debate financiamento e controle social

Evento contou com palestra magna de Maíra Colares, assistente social e Mestre em Administração Pública

TIMÓTEO – A 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Timóteo prossegue nesta sexta-feira (30), com o debate sobre cinco eixos temáticos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre segmentos; Serviços Programas e Projetos; e Benefício e Transferência de renda. Realizado no auditório da Prefeitura de Timóteo e aberto à participação da comunidade, o evento reúne 120 delegados com direito à voto, sendo 60 governamentais e 60 da sociedade civil. A programação será aberta às 8h, com a formação de grupos temáticos de discussão. No período da tarde, ocorrerá a plenária com a votação das propostas e eleição dos representantes para a Conferência Pré-Regional.

METAS

A Conferência Municipal é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social de Timóteo (CMAST) e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O evento foi aberto oficialmente, na quinta-feira (29), pela presidente do CMAST, Maria Aparecida Martins Alves, que frisou a importância de se enfocar não apenas as vulnerabilidades financeiras que necessitam de programas de transferência de renda, mas também as vulnerabilidades sociais. “É preciso construir políticas públicas que estimulem o desenvolvimento social, a garantia de direitos, a empregabilidade e, na prática, praticamente zerando a necessidade de programas de transferência de renda”, citou a presidente.

PROXIMIDADE

Na abertura, o secretário de Governo e Comunicação Social assegurou o comprometimento da Administração Municipal com a construção de políticas públicas sólidas de assistência Social. Compondo a mesa de trabalhos, a representante dos usuários, Glória Moreira da Silva, afirmou que a população tem que conhecer a atuação da assistência social. “A maior parte da comunidade pensa que a assistência social se resume ao benefício do Bolsa Família.  Deve haver uma maior proximidade da população com o trabalho desenvolvido pela assistência social para que seja possível construir políticas públicas mais efetivas”, posicionou Glória da Silva.

NORTE

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo, Rosanna Borges, destacou a importância da conferência “para apontar o rumo que a política de assistência social de Timóteo deve seguir daqui para a frente”. Participaram da cerimônia de abertura, o representante da Câmara Municipal, Luiz Perdigão, os vereadores Raimundo Nonato e Professor Ronaldo Ribeiro, entre outras autoridades. A conferência contou com apresentação cultural do saxofonista Joscimar Dias Gonçalves, professor da Fundação Emalto, e da Banda Brasil Excepcional, da APAE de Timóteo.

PALESTRA

A palestra magna teve como tema “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, sendo ministrada pela assistente social Maíra Colares, Mestre em Administração Pública e Especialista em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro. Maíra Colares, que atuou como Superintendente de Políticas de Assistência Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), frisou que um dos desafios é a discussão do co-financiamento entre os entes federativos, que deve ocorrer de forma automática e regular.

“Os municípios prestam serviços contínuos e os recursos para sustentação dessas ações vem de forma esporádica, o que impacta na qualidade e continuidade desses serviços”, ponderou a especialista. Maíra colares comentou que a rede social de Timóteo está muito bem estruturada e tem avançado nos serviços, sendo tarefa da conferência discutir os desafios para que a cidade continue neste caminho de qualificação e ampliação dos serviços.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com