Cidades

Câmara de Timóteo segue Onda Roxa e restringe circulação de servidores

TIMÓTEO – Devido ao momento grave que todo o país e, em particular nosso estado de Minas Gerais, está passando com a pandemia da Covid-19, o governador Romeu Zema adotou nessa quarta-feira (16) o Protocolo Onda Roxa em Biossegurança Sanitário-Epidemiológico, em acordo com a deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº 130, em todo o território do Estado. O novo decreto foi publicado hoje quinta-feira (17). 

Essa deliberação reclassifica as fases de funcionamento das atividades socioeconômicas previstas no Plano Minas Consciente e adota a Onda Roxa em que as medidas de circulação de pessoas e funcionamento do comércio são mais restritivas.

TIMÓTEO

A situação da pandemia se agravou com o aumento das internações por Covid-19 em que a ocupação de leitos de UTI em Minas chega a 86,16% e em algumas cidades a 100%, como é o caso de cidades da região do Vale do Aço. Timóteo, Ipatinga, Coronel Fabriciano e também Caratinga, assim como todos os 853 municípios mineiros, estão incluídas na onda roxa desde essa quarta-feira que, a princípio tem o prazo de validade do dia 17 de março a 1 de abril.

Em acordo com as questões da responsabilidade e promoção da saúde pública, o chefe do Legislativo de Timóteo, Luiz Perdigão (foto), publicou nessa quinta-feira nova portaria em que restringe ainda mais as atividades presenciais e a circulação de servidores da Casa. Perdigão declarou que é o momento de todos contribuir.

“As pessoas devem ter paciência nesse momento de dificuldade, porque nesses 15 dias se nós fizermos nosso papel direito, não vamos precisar passar por momentos como ano passado, de ficar muito tempo fechado. Não é hora de politicagem, de palanque político porque tem pessoas morrendo, pessoas passando dificuldade porque não tem UTI nem no setor particular, nosso setor de saúde esta colapsado. É hora de contribuir com a vida. Vamos fazer nossa parte, diminuir a propagação desse vírus que insiste em querer sobreviver e, para isso, precisamos agora seguir essas restrições mais severas”, ponderou o presidente.

COMPULSÓRIA

Com esse novo decreto, os prefeitos não podem escolher se aderem ou não às restrições contidas no texto, elas têm que ser seguidas. Entre as medidas restritivas estão toque de recolher entre as 20h e as 5h; suspensão de cirurgias eletivas; somente podem funcionar as atividades comerciais consideradas essenciais.

O governador de Minas Gerais ressaltou que a adoção dessas medidas excepcionais se faz necessária para desacelerar a contaminação e a internação, bem como os óbitos pela doença. Romeu Zema pediu ajuda ao Ministério da Saúde para que não falte oxigênio nos municípios mineiros e ressaltou a responsabilidade de cada um durante a pandemia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com