Nacionais

Brasil registra 4,6 violações diárias contra LGBTs

BRASÍLIA – O serviço Disque 100, do governo federal, registrou 4,6 denúncias por dia contra a comunidade LGBT durante o ano de 2018. Ao todo, foram feitas 1.685 denúncias, uma ligeira queda de 2,4% em relação ao ano anterior. Os dados foram obtidos com exclusividade pelo UOL.

Os dados do Disque 100 obtidos pelo UOL mostram que o estado de São Paulo é o líder na quantidade absoluta de denúncias registradas.

Em 2018, foram 274 denúncias oriundas do estado, contra 260 no ano anterior, um crescimento de 5%.

Esse aumento foi um dos fatores que fez com que São Paulo subisse cinco posições no ranking das denúncias por 100 mil habitantes. Em 2017, São Paulo estava na 14ª posição. Neste ano, ocupa o nono lugar.

O primeiro no ranking por 100 mil habitantes é o Distrito Federal. Foram registradas 39 denúncias em 2018, ou 1,52 caso a cada 100 mil habitantes. É o quinto ano consecutivo em que o Distrito Federal aparece na liderança.

De acordo com os dados do Disque 100, os tipos de violação mais comuns registradas pelo serviço são discriminação, violência psicológica e violência física.

Para o advogado da ABGLT e do Cidadania no STF, Paulo Roberto Iotti Vecchiatti, os dados compilados pelo Disque 100 são uma amostra de que a homofobia é um problema que precisa de uma solução urgente.

“Há muitos questionamentos sobre a dimensão da homofobia no Brasil. Esses dados, que são oficiais, mostram que é preciso dar uma resposta a esse problema de forma urgente. Não são dados de uma ONG qualquer. São dados do próprio governo federal”, afirmou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com