Esportes

Atletas da AMAVA conquistam quatro medalhas no Mundial

(Da Redação) – Com quatro medalhas na bagagem, os experientes atletas da Associação Master de Atletismo Vale do aço – AMAVA, retornaram à região no último domingo (27). As medalhas são do XX Campeonato Mundial de Atletismo Master – WMA, realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul de 16 a 27 de outubro.
Dez atletas da AMAVA integraram a delegação brasileira de atletismo master. Uma modalidade especialmente criada para atletas que tenham a partir de 30 anos de idade, disputado em quinze categorias divididas de cinco em cinco anos.

O WMA reuniu 4.158 atletas de 82 países, divididos em 14 categorias, dos 35 aos 99 anos, e competindo em 27 modalidades. Entre as provas estiveram o salto em altura, em distância, triplo e vara, lançamentos de dardo, discos, martelo, arremesso de peso, além de competições de rua.
Perdendo apenas para os Estados Unidos, a delegação brasileira terminou o campeonato em 2º lugar e contou com quatro medalhistas do Vale do Aço.

Alberto Sertão ficou com a medalha de bronze na categoria 60 anos ao completar em 3º lugar a prova de 2000m com obstáculos. O resultado ainda lhe garantiu o novo recorde do Troféu Brasil de Atletismo Master. Alberto disputou ainda os 800m rasos, terminando em 6º lugar. Donita Dias também trouxe bronze. Chegou em 3º lugar nos 80m com barreira e 8º lugar no salto em Distância, na categoria 40 anos.

Duas medalhas de prata completaram a alegria da equipe. Luiz Justino, categoria 35 anos, ficou em segundo no salto em distância, e Marli Fidelis, na categoria 45 anos, levou o 2º lugar por equipe no Cross country. Marli ainda participou da prova de 10 km, terminando na quinta colocação.
Além dos quatro medalhistas, os resultados importantes dos demais atletas da AMAVA somaram-se à pontuação que colocou o Brasil na segunda colocação geral da competição. Elias Justino, categoria 40 anos, foi o 5º no salto com vara e 5º nos 110m com barreira. Genuina Reis, categoria 45 anos, foi 18ª nos 100m, 24ª nos 200m e 17ª nos 400m.

Lucimar Reis, categoria 50 anos, completou os 100m na 23ª posição, foi a 11ª nos 200m e 12ª nos 400m. Rodrigo Otavio foi o 11º lugar no arremesso do peso da categoria 35 anos e 10º lugar no lançamento do disco. Wagner Soares, na categoria 45 anos, terminou em 5º lugar o lançamento do martelete, foi 6º no arremesso de peso e 7º no lançamento do martelo. Walney Cruz, categoria 35 anos levou o 7º lugar no lançamento do dardo e 12º lugar no arremesso de peso.

AVALIAÇÃO
De volta a Ipatinga, o presidente da associação, Elias Justino, fez uma avaliação positiva da participação dos atletas da região na competição de nível internacional.

“Mesmo com muitas dificuldades para chegar ao Mundial, a equipe da AMAVA, trouxe quatro medalhas para casa. O atletismo master não é muito valorizado, nem reconhecido em nosso país, o apoio é mínimo. Uma das dificuldades é falta de local para treinamento. Muitas vezes temos que improvisar. Se hoje temos atletas medalhistas no mundial, é graças à determinação e persistência de todos”, comemora Elias Justino.

Divulgar o atletismo master e inserir atletas na modalidade tem sido o desafio prioritário da associação. Desde sua fundação, em 2011, a AMAVA realiza competições específicas para a categoria, que se subdivide de cinco em cinco anos para atletas com 30 anos ou mais.

RÚSTICA
O próximo evento realizado pela AMAVA será a Corrida Rústica da Melhoridade, marcada para o dia 24 de novembro, no Parque Ipanema. Mais informações sobre a prova e inscrições podem ser feitas através do site wwwamava.com.br ou email amava.12@hotmail.com. A Rústica beneficiará o Lar Divina Providência (Asilo – Iguaçu).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com