Cidades

Alunos das escolas municipais participam do Projeto Turismo Pedagógico

De 10 a 14 de abril, escolas visitarão principais pontos turísticos do município

TIMÓTEO – Os alunos do 5º ano da Educação Fundamental das escolas municipais de Timóteo estão participando do Projeto Turismo Pedagógica, que valoriza a atividade turística e a preservação do patrimônio histórico, cultural e de recursos naturais. Lançado em fevereiro deste ano com apresentação do projeto para os professores da rede municipal, o “Turismo Pedagógico”, na atual etapa, pretende levar os estudantes para conhecerem os principais marcos turísticos da cidade, possibilitando o conhecimento da história, dos monumentos, das riquezas naturais e da cultura da cidade.

PONTOS TURÍSTICOS

De 10 a 14 de abril, os alunos visitarão a Igreja São José Operário (Centro Norte) e a Praça 1º de Maio; a Escola Municipal Ana Moura e o Pico Ana Moura; a Fundação Aperam Acesita (Museu); Escola Estadual Getúlio Vargas; Igreja Matriz de São José (Timirim); Praça do Coliseu (Espaço Dama); Casa da Memória, Praça 29 de Abril e Igreja Matriz de São Sebastião; Forno Hoffman; e Portal do Parque Estadual do Rio Doce (Macuco).

ESCOLAS

Ao todo, nove escolas foram contempladas com o projeto: Ana Moura, Professora Maria Aparecida Martins Prado (MAMP), José Moreira Bowen, Joaquim Ferreira de Souza, Limoeiro, Novo Tempo, Angelina Alves de Carvalho, Virgínia de Souza Reis e Clarindo Carlos Miranda.

O passeio turístico é feito com ônibus escolar, sendo que na viagem ocorrem atividades de interação com os alunos. “Gostei muito de participar, foi bem divertido”, comentou o aluno Arthur Andrade, afirmando ter sido interessante aprender fora do espaço escolar.  Por sua vez, o aluno Davi Lucas Silva Ângelo destacou a forma criativa do repasse das informações. “Teve música, brincadeiras e teatro. A gente visitou locais importantes da cidade, e eu gostaria de aprender mais”. Os dois são alunos do MAMP e fizeram o passeio turístico na tarde desta quarta-feira (12).

“Terras timotenses”

TERRAS TIMOTENSES

A visitação dos alunos tem um contorno especial com a apresentação da intervenção artística “Terras timotenses” produzida pelas atrizes Daniela Alves e Mari Antonaci, que recepcionam os alunos na Fundação Aperam Acesita ao som de tambores e conduzem a excursão aos demais pontos turísticos com várias atividades lúdicas.  Na intervenção são explicados os conceitos como patrimônio histórico e cultural, bens materiais e imateriais, tombamento e preservação dos recursos naturais.

As atrizes Daniela Alves e Mari Antonaci contam a história da cidade de Timóteo de forma teatralizada. Com muita música e interação com os alunos, lendas, causos e fatos históricos compõe uma narrativa encantadora para as infâncias. A intervenção itinerante segue por pontos turísticos e termina em grande estilo com um espetáculo de contação de histórias que acontece no DaMa Espaço Cultural, um importante equipamento artístico alternativo da cidade de Timóteo.

O PROJETO

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, e conta com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Além da excursão para visitação dos bens patrimoniais do município, os alunos recebem uma cartilha explicativa sobre turismo, a estrutura para recepção dos turistas em Timóteo, os monumentos e eventos culturais e pontos turísticos da cidade.  O projeto contribui para o desenvolvimento do turismo sustentável, proporcionando lazer e entretenimento para a população local e visitantes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com