Cidades

Agentes de endemias checam índice de infestação de dengue

Secom PMI

IPATINGA – De segunda (09) a quarta-feira (11), os agentes de controle de endemias de Ipatinga iniciam a apuração do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2015. Serão vistoriadas casas, lotes vagos e prédios públicos para identificar potenciais focos de larvas do Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya.

A ação vai permitir que o município saiba em quais áreas deve intensificar o programa de combate ao mosquito. No entanto, a participação da comunidade é imprescindível e urgente, uma vez que 80% dos focos do Aedes aegypti continuam a ser encontrados dentro das residências, conforme registram os levantamentos anteriores. “O poder público está fazendo a sua parte, mas sozinho não é capaz de resolver o problema da dengue e de outras zoonoses, que exigem cuidados simples e permanentes por parte dos moradores”, reforça a coordenadora da Vigilância em Saúde, Eliane Lana.

CONTROLE

Ipatinga conta hoje com um efetivo aproximado de 90 agentes de controle de endemias no combate à dengue. Todos os profissionais trabalham devidamente identificados, com uniforme e crachá funcional. É função dos agentes identificar e vistoriar possíveis criadouros do mosquito. Durante as visitas, os profissionais também orientam e esclarecem dúvidas da comunidade sobre prevenção e controle das doenças. “Mas é tarefa fundamental de cada morador cuidar da limpeza e eliminação dos focos de mosquitos dentro de casa e no seu quintal”, argumenta a técnica da PMI.

Ela reforça que entre os materiais distribuídos, está o “10 minutos contra a dengue” que mostra à comunidade, de maneira objetiva, os principais locais que servem de criadouro para o mosquito e como cuidar da limpeza e eliminação destes. A expectativa do município é divulgar o novo LIRAa em até 10 dias.

SERVIÇOS
Mais informações, dúvidas e denúncias podem ser feitas junto ao Centro de Controle de Zoonoses de Ipatinga, pelos telefones (31) 3829-8383 ou 3829-8313.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com