Cultura

1° Seminário de Palhaçaria e Educação do Vale do Aço

O que o professor e o palhaço têm em comum? Ambos vivem no risco do erro!

Foram a partir dessas reflexões que surgiu o projeto “Seminário de Palhaçaria e educação do Vale do aço”. Em sua primeira edição, o projeto idealizado pelo artista e arte-educador Pedro Barroso, propõe uma série de ações voltadas para a discussão acerca da relação entre a educação e a palhaçaria. “Em minhas experiências em sala de aula, sempre me questionei sobre as formas de avaliação, que hiper valorizam o acerto e desconsideram a importância do erro. E o erro é essencial para a construção humana”.

O projeto será realizado em quatro momentos, entre os meses de setembro a dezembro de 2022, com oficinas, palestras, rodas de conversa e encontro de palhaços que envolvem profissionais das artes cênicas, palhaçaria e educação com o objetivo de ampliar essa conversa nesses núcleos. “O palhaço atua no viés do erro. Ele é aquele que cai, que toma um pé na bunda, ele está o tempo inteiro suscetível ao erro”. A gente ri do palhaço porquê a gente se identifica com ele. E dentro da educação, muitas vezes a gente não olha pro erro. Então o palhaço e o professor têm muito a discutir um com o outro”, afirma Pedro Barroso.

As ações do projeto têm início em setembro, com a palestra “O Palhaço e a Sala de Aula” que acontece no dia (26) e com a oficina de palhaçaria “Aqui pode errar “dia (28), com ações voltadas para professores, arte-educadores, estudantes de artes cênicas e comunidade em geral. O projeto irá até dezembro e contará com a participação dos artistas e educadores Claudiane Dias, Luís Yuner, Mariana Arruda, Alain Vigneau, Ricardo Gardelha, Varlei Xavier e Gyu Xuleta.

As ações do projeto acontecerão nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. São totalmente gratuitas e realizadas com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.

A equipe técnica do projeto é formada por Pedro Barroso (Idealizador, palestrante e oficineiro), Bárbara Pavione (Produção executiva) e Léo Coessens (Identidade Visual). E conta com apoio de Centro Cultural Municipal de Ipatinga, EMAC, Biblioteca pública Zumbi dos Palmares e Dama Espaço Cultural

Para inscrições e maiores informações, os interessados devem acessar o instagram @palhacoeducavda ou entrar em contato através do telefone (31) 9 93034450

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com