Cultura

Salão do Livro movimenta fim de semana no Vale do Aço

IPATINGA – Até o próximo domingo (11), o 10º Salão do Livro Vale do Aço movimenta o Centro Cultural Usiminas, no Shopping Vale do Aço, com uma programação cultural diversificada e gratuita. Este ano, o tema do maior evento literário do Leste mineiro é “O amor” e traz atrações inspiradas na obra do escritor e artista plástico Marcelo Xavier, homenageado da décima edição. Realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio do patrocínio da Usiminas, o Salão do Livro promove o acesso à literatura por meio de ocupações literárias, lançamentos de livros, espetáculos, oficinas e a tradicional feira de livros.

TENDA

Todas as noites, a Tenda Literária do Salão do Livro Vale do Aço, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, é ocupada por uma atração especial. A Komboteca – Itinerância Poética e a APEMT Timóteo abriram a programação noturna no espaço, nesta quarta-feira (07/06). A Kombi Literária abriu suas portas e sua biblioteca para o público. Com um sarau, o grupo APEMT apresentou o projeto “Poesia na Praça”. Nesta quinta-feira (08/06), às 17h, a escritora e idealizadora do projeto “O Livro em duas escritas”, Elizete Lisboa, e a educadora Pitucha levam a leitura dramatizada e musicada de obras clássicas da literatura para a Tenda Literária.

LITERATURA E POESIA
A ocupação literária no Jardim Externo continua amanhã (09/06), às 17h, quando a Komboteca volta ao local, com sua biblioteca, e recebe o Piquenique Literário da escritora Beatriz Myrrha, que também lançará seu novo livro “A Tartaruga e o Coelho”.
Às 20h, a batalha de poesia “A Rua Declama” apresenta um pouco do movimento de ocupação cultural atuante no Vale do Aço e apresenta o Poetry Slam. Trata-se de um encontro de poesia falada e performática, geralmente em forma de competição, no qual um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração principalmente dois critérios: a poesia e o desempenho. A sarau promovido durante o Salão do Livro será a quarta edição do “A Rua Declama” de 2017. A etapa é eliminatória e vale uma vaga para a competição estadual de Poetry Slam.

FIM DE SEMANA
O artista plástico Helder Cavalcante comanda o Grafite Literário para pintura de um painel de Marcelo Xavier, homenageado do 10º Salão do Livro Vale do Aço. O artista convida o público para acompanhar, passo a passo, a produção do grafite, que contará com elementos das obras do escritor e o grafismo do artista. Helder irá produzir o painel sábado e domingo (10 e 11), das 10h30 às 13h e das 14h às 18h.
O teatro em miniatura do “Coletivo EmCaixa” traz para o Salão do Livro mais uma homenagem ao escritor Marcelo Xavier. Em seis caixas e com narrativas curtas, o Coletivo adapta a obra do artista homenageado. Os espetáculos acontecem dentro de uma pequena caixa e o espectador acompanha a história por um visor (ou um orifício na caixa) e ouve a narrativa/trilha sonora por fones de ouvido. As apresentações acontecem para uma pessoa de cada vez e têm duração de 1 a 3 minutos, no sábado (10), às 15h30, e domingo (11), às 10h.

PARA FAMÍLIAS
No sábado, às 10h, o espetáculo “João Mata Sete”, de Floramanga, anima a Tenda Literária. A história de Mata Sete é muito famosa na Europa e na América. No Velho Mundo, ela é mais conhecida por sua variação dos Irmãos Grimm, “O pequeno alfaiate valente”. No Brasil foi recolhido por Câmara Cascudo, em vários livros, com o título Mata Sete. Às 11h, Beatriz Myrrha volta à Tenda Literária para mais um piquenique, que pretende unir o público por meio da leitura e da contação de histórias.
A Biblioteca volante do Sesc-MG oferece a oficina de massinha em homenagem ao escritor Marcelo Xavier, no sábado (10), também na Tenda Literária do Centro Cultural Usiminas, mas as famílias. As oficinas acontecem às 1ª Oficina: 8h30/ 2ª Oficina: 10h30/ 3ª Oficina: 13h30/ 4ª Oficina: 15h30.
O espetáculo “Essas e outras histórias”, do mediador cultural Maurício Trindade ocupa a tenda no sábado, às 16h, e domingo, às 14h30. Maurício destaca a história sobre o ciclo do ouro mineiro, interagindo com o patrimônio histórico das cidades setecentistas de Minas Gerais.
Na noite de sábado, será a vez do show musical “Tributo à Clara Nunes” animar a Tenda Literária. Às 17h, do domingo (11/06), o espetáculo “Homem-Banda”, do Circo Fool, encerra a programação do 10º Salão do Livro Vale do Aço, no Jardim Externo.

SERVIÇO
10º Salão do Livro Vale do Aço
Até 11 de junho de 2017 ( domingo)
Centro Cultural Usiminas – Shopping Vale do Aço – Ipatinga (MG)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com