Cidades

Vereadores do Vale do Aço buscam solução para interdição de BRs 381 e 262

Mandatos legislativos tentam solução para tirar a região do isolamento e criar rotas alternativas

IPATINGA – Uma ação conjunta do mandato da vereadora de Ipatinga, Cida Lima, com os deputados Rogério Correia, Beatriz Cerqueira e demais lideranças políticas do Partido dos Trabalhadores (PT) da região está somando forças e cobrando dos governos Estadual e Federal a solução para as interdições das BRs 381 e 262, que isolam as cidades do Vale do Aço há mais de 15 dias.

O mandato da vereadora Cida Lima se articula com outros parlamentares da região, a deputada estadual Beatriz Cerqueira e o deputado federal Rogério Correia para buscar alternativas

Os problemas tiveram início ainda no mês de dezembro, com a abertura de buracos e deslizamentos de terra ao longo da rodovia. No dia 14 de janeiro, a situação se agravou com a interdição total da BR-381, provocada por um deslocamento de terra no Km 321, entre as cidades de Antônio Dias e Nova Era.

“Tão logo fomos recebendo as notícias pelos órgãos oficiais, entramos em contato com os mandatos dos deputados federal Rogério Correia e estadual Beatriz Cerqueira, cobrando do governo do estado que medidas urgentes e seguras fossem tomadas”, recorda Cida Lima. A vereadora também relata que, em ofício enviado aos deputados, destacou os problemas que poderiam ser ocasionados caso a fechamento da BR permanecesse por um longo período, como o abastecimento alimentício da cidade, o impacto na economia da região e a suspensão dos atendimentos de pacientes em tratamento de Saúde que ocorrem na capital.

A destruição de trecho da BR-381 está colocando a região em situação de isolamento

ROTAS ALTERNATIVAS

Embora o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) tenha divulgado rotas alternativas de acesso à Belo Horizonte, as chuvas constantes em todo o estado continuam trazendo problemas, mesmo para as estradas destinadas ao tráfego de veículos de passeio, mas que não estão habituadas ao mesmo fluxo da BR-381. Além disso, a notícia da interdição total da BR-262 no Km 96, causada por uma erosão que culminou com a abertura de uma cratera, deixou a situação de isolamento do Vale do Aço ainda pior, interditando a principal ligação entre Belo Horizonte, Vitória (ES) e, também, o Vale do Aço, para veículos pesados e ônibus.

“Esta situação agrava ainda mais o isolamento em que se encontra nossa região, pois este trecho era parte da rota alternativa para cargas mais pesadas entre o Vale do Aço, Belo Horizonte e outros centros industriais do país. Assim que recebemos a notícia começamos a articulação com outros vereadores, levantando informações sobre a situação em que se encontram os seus municípios”, conta a parlamentar de Ipatinga.

Ainda de acordo com Cida Lima fazem parte da ação as vereadoras de Marliéria, Maria de Lourdes, de São Domingos do Prata, Cida Ribeiro, o vereador de Mesquita, Ilton Torres, e o presidente do Partido dos Trabalhadores de Nova Era, Célio Bonifácio. O objetivo é realizar um levantamento dos impactos da chuva nas cidades do Vale do Aço, buscar ajuda para que os municípios possam se restabelecer dos danos causados pelas enchentes e retomar o mais rápido possível o tráfego na rodovia.

DEMANDAS

Na última sexta-feira (28) lideranças petistas realizaram um bate-papo em uma live com os mandatos dos deputados Rogério Correia e Beatriz Cerqueira para identificar os principais problemas causados nas cidades, tanto pelas chuvas quanto pela interrupção das BRs.

“Estamos falando do isolamento de uma região composta por 28 municípios de relevância econômica para o estado de Minas Gerais. Além disso, as interdições já estão trazendo problemas, como a suspensão no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e a chegada de vacinas importantes, principalmente para quem teve sua casa inundada pela chuva e precisa se proteger com algum imunizante”, aponta Rogério Correia.

Como encaminhamento, o grupo realizou um levantamento da situação de cada município. O dossiê foi enviado aos mandatos dos deputados e será apresentado em audiências públicas na Assembleia e na Câmara Federal. Além disso, o documento com os relatos será encaminhado aos órgãos responsáveis pelas intervenções nas vias cobrando agilidade na abertura de desvios seguros que permitam que o trajeto de pessoas e insumos seja normalizado o quanto antes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com