Cidades

Vereadora denuncia abandono de documentos em prédio da PMI

Documentos públicos espalhados e falta de vigilância: vereadora Professora Cida Lima denuncia o atual estado do prédio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, que passa por reformas

IPATINGA – A vereadora Professora Cida Lima formalizou denúncia no Ministério Público no dia 09/02/2023, informando a precariedade das instalações da anterior sede da Prefeitura Municipal de Ipatinga, que passa por reformas.

A denúncia foi fruto de visita, realizada ao local no dia 07/02/2023, durante a qual, segundo Cida Lima, “os materiais, arquivos, prateleiras, armários, estavam jogados, em meio à sujeira da construção, sem nenhum controle para entrada e saída de pessoas.”

A representação apresentada ao órgão ministerial relata que o prédio público contém inúmeros arquivos, espalhados em meio aos escombros da construção, sem a devida categorização.

SEM SEGURANÇA

A denúncia também destacou a falta de segurança, a ausência do controle da entrada e saída do local e a falta de estrutura para realização da limpeza, principalmente no espaço onde estão trabalhando os servidores. Além disso, foi destacado que o edifício está sem condições mínimas para abrigar os poucos servidores que remanescem sozinhos no local.

Para Cida Lima está ocorrendo a inobservância de deveres legais destacando que “a administração pública tem o dever de proteger os documentos públicos, que são parte do patrimônio da cidade. No Município temos a Lei nº 4.424/2022, que obriga a preservação dos arquivos públicos, legislação que não está sendo respeitada”.

SERVIÇO DE TELEFONIA

Ainda de acordo com a visita, Cida Lima verificou que há apenas servidores responsáveis pelo serviço de telefonia no edifício.

Os servidores estão instalados no andar térreo, em um espaço pequeno, o único que resiste sem interferências diretas da reforma. Contudo, o barulho, a poeira, a falta de água e a ausência de limpeza, tornam o espaço impróprio para o exercício laboral.

Prova disso são as constantes reclamações dos cidadãos, que relatam dificuldade de realizar contato telefônico com o governo municipal, evidenciando que as precárias condições de trabalho dos telefonistas estão inviabilizando a continuidade do serviço de telefonia.

NOVA SEDE

A sede da Prefeitura Municipal de Ipatinga foi transferida ao longo de 2022 para a Avenida Carlos Chagas, nº 789, no Bairro Cidade Nobre, de maneira que atualmente a anterior sede, localizada na Praça dos Três Poderes, no Centro de Ipatinga/MG está quase inteiramente esvaziada.

Durante a transferência do Poder Executivo a Vereadora Professora Cida Lima também formalizou denúncia acerca da locação do prédio localizado no bairro Cidade Nobre, informando possível superfaturamento no valor do aluguel.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com