Cidades

Vans escolares serão vistoriadas até final de fevereiro

(Crédito: Divulgação PMI)

IPATINGA – Desde o dia 22 de janeiro, a Prefeitura de Ipatinga realiza a vistoria veículos e condutores de transporte escolar para legalizar a condução de estudantes no primeiro semestre de 2013. Ao todo são 309 carros e motoristas cadastrados no Departamento de Transporte e Trânsito (Detra), da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), que necessitam passar por inspeções técnicas.

Em média, 15 conduções são vistoriadas por dia, entre vans, micro-ônibus e ônibus. O serviço é realizado no pátio da antiga Suplan, no bairro Cidade Nobre, das 7h30 às 10h30.
O prazo final para realizar o licenciamento de veículos e motoristas é 28 de fevereiro. Após o período de inspeção, a Prefeitura pretende retomar as blitzes periódicas nas portas das escolas para verificar se os itens avaliados permanecem em condições adequadas de segurança.

VISTORIA
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Francisco Carmo de Lima, a vistoria dos veículos compreende uma avaliação das partes mecânica e elétrica, bem como das condições de circulação, estado de conservação interno e externo, além de equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança para todos os passageiros, extintor de incêndio e, no caso dos ônibus, se há saída de emergência. “Também são avaliadas toda a documentação do veículo e do motorista”, destaca o secretário.

Realizadas obrigatoriamente a cada seis meses, as vistorias têm como pré-requisito a apresentação dos seguintes documentos: certificado de licenciamento do veículo, obtido na última vistoria; seguro obrigatório na categoria 3 (destinada às vans), além de cópias da identidade civil, da Carteira Nacional de Habilitação, da carteira de conclusão do curso de condutor de transporte escolar e do alvará de transportes.

Uma vez atestado que o motorista e o veículo cumprem todos os requisitos da fiscalização, os condutores recebem um certificado que comprova o seu licenciamento para transporte escolar. Mais informações pelo telefone 3829-8529.
As atividades de vistoria e fiscalização dos transportes escolares são regulamentadas pela Lei Municipal 2.931/2011 e pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com