domingo, novembro 24, 2024
spot_img
InícioCulturaVale do Aço recebe Cia Atores de Mar’ em turnê sobre bullying

Vale do Aço recebe Cia Atores de Mar’ em turnê sobre bullying

Peça musical pretende representar situações do cotidiano e propor soluções a milhares de estudantes

IPATINGA – Começa nesta quarta-feira (16) a turnê da Cia Atores de Mar’ em 54 cidades de Minas Gerais, incluindo o Colar Metropolitano do Vale do Aço. Lançado em 2003, o espetáculo “Bullying” será levado a diversas escolas da região com foco em crianças e adolescentes. De uma forma divertida, a peça pretende mostrar o problema e propor soluções.

“O espetáculo tem quase 20 anos de existência, mais de 600 mil espectadores, e ele mostra que é possível, sim, combater o bullying e que não tem como a gente esconder esse tema. O bullying existe em qualquer lugar, seja numa escola pública, particular, seja no norte do país, sul, nordeste, centro-oeste, qualquer classe social, gênero, não importa, o bullying acontece”, explica o ator, produtor e diretor Patrick Moraes.

NA RAIZ DO PROBLEMA

O diretor ainda explica que levar o espetáculo para dentro das escolas surgiu como uma estratégia de atingir diretamente a raiz do problema, onde o cidadão se forma, no seu crescimento e formação. Para alcançar esse objetivo, o teatro torna-se um grande aliado, capaz de demonstrar situações comuns em sala de aula, desenvolvendo a percepção dos alunos quanto a comportamentos que necessitam de uma reflexão e mudança.    

MÚSICA E DANÇA    

Além disso, intercalado por dança e música, Bullying será retratado de forma lúdica. Dividido em quatro cenas, na primeira, o espetáculo retrata as características, tipos de bullying que existem, etc. Nas demais, são propostas soluções para combatê-lo e, o mais esperado, com a ajuda dos próprios alunos. “Os personagens dão situações para mostrar que, muitas vezes, a gente nem precisa ter um intermediador na história, nós mesmos podemos resolver nossos problemas. Usamos a comédia por achar que isso vai atrair mais as pessoas e, o musical, porque as letras falam muito sobre o que é o espetáculo”, ressaltou Moraes.

Algumas cidades também receberão oficinas sobre o tema, dedicado também a educadores. Será um momento de troca de experiências com relatos sobre situações vivenciadas pelo próprio diretor Mar’ Junior, que já sofreu e praticou bullying. “A oficina é um curso sobre bullying e de como ele conseguiu superar isso. Os professores e alunos vão poder interagir, contar suas histórias e também criar cenas”, pontuou.

FICHA TÉCNICA

“Bullying”

Classificação: livre

Duração: 55 minutos

Texto: Mar’Junior

Direção: Patrick Moraes e Mar’Junior

Elenco: Patrick Moraes, Junior Beéfierri, Giulia Pildich e Pâmella Vasconcelos

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments