Peça musical pretende representar situações do cotidiano e propor soluções a milhares de estudantes
IPATINGA – Começa nesta quarta-feira (16) a turnê da Cia Atores de Mar’ em 54 cidades de Minas Gerais, incluindo o Colar Metropolitano do Vale do Aço. Lançado em 2003, o espetáculo “Bullying” será levado a diversas escolas da região com foco em crianças e adolescentes. De uma forma divertida, a peça pretende mostrar o problema e propor soluções.
“O espetáculo tem quase 20 anos de existência, mais de 600 mil espectadores, e ele mostra que é possível, sim, combater o bullying e que não tem como a gente esconder esse tema. O bullying existe em qualquer lugar, seja numa escola pública, particular, seja no norte do país, sul, nordeste, centro-oeste, qualquer classe social, gênero, não importa, o bullying acontece”, explica o ator, produtor e diretor Patrick Moraes.
NA RAIZ DO PROBLEMA
O diretor ainda explica que levar o espetáculo para dentro das escolas surgiu como uma estratégia de atingir diretamente a raiz do problema, onde o cidadão se forma, no seu crescimento e formação. Para alcançar esse objetivo, o teatro torna-se um grande aliado, capaz de demonstrar situações comuns em sala de aula, desenvolvendo a percepção dos alunos quanto a comportamentos que necessitam de uma reflexão e mudança.
MÚSICA E DANÇA
Além disso, intercalado por dança e música, Bullying será retratado de forma lúdica. Dividido em quatro cenas, na primeira, o espetáculo retrata as características, tipos de bullying que existem, etc. Nas demais, são propostas soluções para combatê-lo e, o mais esperado, com a ajuda dos próprios alunos. “Os personagens dão situações para mostrar que, muitas vezes, a gente nem precisa ter um intermediador na história, nós mesmos podemos resolver nossos problemas. Usamos a comédia por achar que isso vai atrair mais as pessoas e, o musical, porque as letras falam muito sobre o que é o espetáculo”, ressaltou Moraes.
Algumas cidades também receberão oficinas sobre o tema, dedicado também a educadores. Será um momento de troca de experiências com relatos sobre situações vivenciadas pelo próprio diretor Mar’ Junior, que já sofreu e praticou bullying. “A oficina é um curso sobre bullying e de como ele conseguiu superar isso. Os professores e alunos vão poder interagir, contar suas histórias e também criar cenas”, pontuou.
FICHA TÉCNICA
“Bullying”
Classificação: livre
Duração: 55 minutos
Texto: Mar’Junior
Direção: Patrick Moraes e Mar’Junior
Elenco: Patrick Moraes, Junior Beéfierri, Giulia Pildich e Pâmella Vasconcelos