Obras fazem parte dos compromissos assumidos pela Vale na renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas
Foto: Passarela de Timóteo. Crédito: Adriano Bustamante/Divulgação
BELO HORIZONTE – A partir desta sexta-feira (22), a travessia de pedestres nas proximidades da ferrovia ficará ainda mais segura em Santana do Paraíso e Timóteo. Esses municípios receberam novas passarelas. A obras foram concluídas como parte dos compromissos assumidos pela Vale na renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Em Timóteo, a nova passarela foi instalada na altura da Rua das Indústrias e tem cerca de 160 metros de extensão. A travessia de pedestres recebeu rampa, iluminação e sinalização. Também foi feito um muro de proteção, com 83 metros de extensão.
Em Santana do Paraíso, a passarela foi construída no bairro Ipabinha. A estrutura tem aproximadamente 210 metros de extensão, considerando 30 metros de travessia e 180 metros de rampa. Também foi construído um muro de proteção nas proximidades da passarela.
IPATINGA
A Vale também está construindo uma passarela no bairro Horto, em Ipatinga. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2024. Ela será equipada com rampa, fechamento lateral com grade metálica e corrimão. A estrutura será iluminada.
Além da obra, um trecho de aproximadamente 150 metros do muro de proteção, próximo à passarela, será substituído por um modelo com placas de concreto armado e tela para assegurar a visibilidade da ferrovia.
A empresa segue realizando obras que aumentam ainda mais a segurança e a mobilidade urbana nas regiões por onde passa a ferrovia, como viadutos rodoviários, passarelas, muros de proteção, além da instalação de cancelas automáticas. Até 2030, serão contemplados 28 municípios em Minas Gerais e no Espírito Santo.
SEGURANÇA FERROVIÁRIA
Frequentemente, a empresa realiza campanhas de sensibilização da população a respeito dos comportamentos seguros nas proximidades da ferrovia. Entre as orientações que são compartilhadas com os moradores de diversas cidades estão os cuidados ao atravessar a ferrovia, a necessidade de respeitar à sinalização e manter a distância segura dos trilhos.