Cidades

Vacinação contra Covid-19 em Ipatinga é prevista para 1ª quinzena de fevereiro

Imunização em Ipatinga depende de vacina e insumos dos governos federal e estadual e começará por profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos asilados e pessoas acima de 74 anos

IPATINGA – O secretário Municipal de Saúde de Ipatinga, Juliano Nogueira, disse ao “Diário Popular” que a vacinação contra a covid-19 em Ipatinga começará tão logo a vacina e os insumos sejam liberados pelos governos federal e estadual. O secretário disse que “existe uma predisposição do Estado para começar com a vacinação já na primeira quinzena de fevereiro”. Ele fez uma avaliação sobre o panorama da epidemia na cidade, a estrutura da rede básica de saúde para realizar a vacinação e disse que “em uma primeira fase, estarão sendo vacinados prioritariamente os profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos asilados e pessoas acima de 74 anos”. Conforme as informações obtidas junto ao secretário Municipal de Saúde, a vacinação dependerá exclusivamente de insumos enviados pelos demais entes da federação (Estado e governo federal).

“O município de Ipatinga, assim como todas as macrorregiões do estado de Minas Gerais tem passado por uma sobrecarga no atendimento aos pacientes com a Covid que, esperado ou não, tem nos trazido muita preocupação e temos atuado no sentido de melhorar ou diminuir os riscos e os agravos desta doença”, disse o secretário.

Segundo ele, o governo municipal está em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, através da Superintendência Regional, para que se possa fazer o início da vacinação o mais rápido possível. “Temos o Plano de Contingência já pronto, aguardando os insumos e as vacinas a serem liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim que isso for definido nós estaremos prontos para começar a vacinação da nossa população”, afirmou.

Veja a íntegra das perguntas enviadas à Secretaria Municipal de Saúde e as respostas sobre a capacidade da rede básica, bem como as ações a serem adotadas pelo governo municipal para a campanha de vacinação em Ipatinga tão logo a vacina seja liberada pela Anvisa e os insumos sejam enviados:

DIÁRIO POPULAR – O município de Ipatinga possui condições de armazenamento da vacina? Quais equipamentos estão disponíveis?

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – O município de Ipatinga possui uma Rede de Frio estruturada para o armazenamento de imunobiológicos de rotina e em campanhas, possuindo câmaras refrigeradas, gerador, caixas térmicas para conservação e transporte de vacinas, termômetros de cabo extensor, dentre outros.

DIÁRIO POPULAR – A rede básica de saúde possui estoques de insumos, como seringas e agulhas? Este material vai ser adquirido com recursos próprios ou será enviado pelos governos estadual e federal?

SMS – Em toda a rede municipal de saúde é feito anualmente um planejamento para manutenção da necessidade de uso de insumos para a vacinação e campanhas. De acordo com a Secretaria de Saúde Estado de Minas Gerais, os insumos específicos da vacinação contra a Covid-19, serão enviados juntamente com as vacinas pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Estadual Saúde. 

DIÁRIO POPULAR – Quem será o público-alvo da campanha inicial e qual a previsão de cobertura?

SMS – Em uma primeira fase, estarão sendo vacinados prioritariamente os profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos asilados e pessoas acima de 74 anos. Daremos início à vacinação assim que o Estado nos liberar as vacinas.

DIÁRIO POPULAR – Uma vez definido o uso emergencial das vacinas, quando a Prefeitura de Ipatinga pretende iniciar a campanha de vacinação?

SMS – O município de Ipatinga, assim como todos os municípios brasileiros, pretende iniciar a vacinação logo que autorizado pelo Ministério da Saúde e distribuída a vacina pela SRS de Coronel Fabriciano. Existe uma predisposição do Estado para começar com a vacinação já na primeira quinzena de fevereiro. Porém, a liberação da vacinação depende da Anvisa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com