IPATINGA – O uso de máscaras para clientes e frequentadores do comércio, indústria e prestadoras de serviços em todo o município de Ipatinga passará a ser obrigatório a partir da próxima quinta-feira (7). Um novo decreto que regulamenta as normas de proteção será publicado ainda nesta segunda-feira (4). A medida tem como objetivo auxiliar na prevenção e combate ao coronavírus na cidade, valendo por tempo indeterminado.
“Embora esse decreto seja publicado ainda nesta segunda, iniciaremos um trabalho educativo e informativo até a próxima quinta-feira, dia 7 de maio. As empresas da cidade devem proibir o acesso aos estabelecimentos das pessoas que não portarem o equipamento de proteção. Essa medida é preventiva, uma vez que devemos manter controlado o avanço do vírus para evitar retrocessos”, disse o prefeito Nardyello Rocha.
O decreto municipal obriga ainda as empresas a exigirem o uso de máscaras em filas externas, como é o caso de bancos, supermercados e lotéricas. Ainda, elas devem ser usadas nas áreas externas, por estabelecimentos como bares e restaurantes. O desrespeito ao decreto significará multa de até 100 UFPI’s (Unidade Fiscal Padrão de Ipatinga), aproximadamente 12 mil reais.
NOTIFICAÇÕES
A Secretaria Municipal de Saúde registrou nesta segunda-feira (4) quatro novos casos de coronavírus em Ipatinga. Os infectados são três mulheres, com idades de 35, 39 e 62 anos, e um homem de 59 anos. Todos tiveram os exames coletados em um hospital particular, no dia 30 de abril.
Uma das mulheres e o único homem apresentaram os primeiros sintomas da doença no dia 25/4. Já as outras duas pacientes iniciaram a sintomatologia nos dias 27 e 28 de abril. Todos seguem em quarentena e foram orientados a cumprirem o isolamento domiciliar.