IPATINGA – A Usiminas conquistou o 4º lugar no Ranking 100 OpenCorps 2024, na categoria “Mineração e Metais” e está no TOP20 do Ranking Geral da premiação, destacando-se entre as empresas que mais investem em projetos e parcerias com startups no Brasil. O prêmio, promovido pela 100 Open Startups, é reconhecido como uma das principais iniciativas do país no fomento à inovação e tecnologia.
Para essa edição, considerou-se mais de 100 contratos firmados com startups, contando com cerca de 60 parceiros em iniciativas que variam desde soluções de visão computacional e inteligência artificial para otimização de processos, até sistemas de predição de falhas.
ESFORÇO RECONHECIDO
“A posição no ranking reconhece o esforço conjunto de centenas de colaboradores que, em equipe, têm transformado a inovação em uma vantagem competitiva. A participação ativa da Usiminas no ecossistema de inovação, ao unir conhecimento externo com a nossa expertise interna, traz benefícios diretos para a Usiminas. Isso nos permite adotar novas formas de conduzir o negócio, implementar soluções inovadoras com agilidade e alinhar nossa visão de futuro às tendências do mercado”, destaca Davison Patrocínio, gerente de Inovação e Transformação da Usiminas.
CULTURA DE INOVAÇÃO
Ao estabelecer parcerias estratégicas com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), universidades e startups, a Usiminas impulsiona uma cultura de inovação disruptiva, promovendo melhorias contínuas nos processos produtivos. “Ao longo do último ano, mais de 200 pessoas estiveram diretamente envolvidas em iniciativas de inovação na empresa, desde a criação de projetos e sessões de ideação até a participação em ações de cultura, como a Jornada da Inovação, treinamentos e workshops”, completa Davison.
RANKING 100 OPEN STARTUPS
O Ranking 100 Open Startups reconhece anualmente as startups e corporações Líderes em Open Innovation, sendo uma referência para identificar as empresas mais abertas à inovação e as startups mais promissoras do mercado. Em sua 9ª edição, o ranking atingiu a marca de mais de 7 mil corporações e 13 mil startups participantes, consolidando como o maior ranking corporativo da América Latina e o mais relevante na categoria de inovação e startups. Apenas em 2024, foram registrados mais de 60 mil contratos entre corporações e startups, resultando em um investimento superior a R$ 10 bilhões em inovação aberta.