Cidades

Usiminas anuncia novos investimentos para redução de emissão de particulados

Novas ações se somarão àquelas em andamento e que já permitiram reduções de até 66%

IPATINGA – Em sequência às ações do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado em 2019, a Usiminas e o Ministério Público do Meio Ambiente estabeleceram as metas de redução da taxa de deposição de partículas sedimentáveis nos bairros do entorno da Usina de Ipatinga para os próximos anos.  

O aditivo ao TAC estabelece metas plurianuais para o período de 2022 até o ano de 2027, com novas iniciativas identificadas para reduzir a contribuição da empresa na dispersão de particulados. Nos próximos meses serão realizados os estudos e estruturação dos projetos a serem executados.

“Definimos onze novos investimentos de grande porte para reduzir a carga de material particulado da Usiminas e cumprir as metas. É importante lembrar que essas novas ações se somam ao trabalho já realizado para reduzir ainda mais a carga de material particulado”, destaca o vice-presidente Industrial, Américo Ferreira. 

REDUÇÕES DE EMISSÕES

As ações desenvolvidas nos últimos anos mostram importantes resultados com uma redução significativa da taxa de deposição de partículas sedimentáveis nos bairros. “Em 2021, comparativamente ao período de referência definido no TAC (2018-2019), houve reduções da taxa de deposição de partículas sedimentáveis em todos os bairros monitorados, variando entre 13% e 66%, considerando a contribuição da Usiminas até o último mês de novembro,” aponta o gerente-geral de Meio Ambiente, Lucas Lima Mesquita.

MONITORAMENTO

O monitoramento da taxa de deposição de partículas sedimentáveis em Ipatinga é atualmente realizado em oito locais ou pontos de monitoramento nos bairros Das Águas, Cariru, Bom Retiro, Centro, Veneza, Novo Cruzeiro, Bela Vista e Horto. Os dois últimos implantados no último mês de novembro e, assim como os anteriores, com locais definidos a partir de estudos de modelagem realizados pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), juntamente com o Ministério Público do Meio Ambiente.

Os resultados da taxa de deposição de partículas sedimentáveis nesses bairros são obtidos, seguindo a metodologia normativa vigente no Brasil. Ao fim de cada mês as amostras de partículas depositadas em cada estação são coletadas por uma empresa especializada e enviadas ao laboratório químico externo que pesa, seca e determina a taxa de deposição em grama por metro quadrado no mês.

“A partir destes resultados, juntamente com os dados de análise de composição química destas partículas e das fontes emissoras da Usiminas, são estabelecidos por modelagem matemática o percentual de contribuição da empresa”, explica Lucas. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com