Cidades

Usiminas amplia parceria com startups

IPATINGA – A Usiminas reforçou sua estratégia de inovação aberta e se conectou à plataforma Innovation Latam, que reúne cerca de 20 mil startups brasileiras e latino-americanas. Simultaneamente à adesão, a companhia já propôs cinco desafios com o objetivo de buscar melhorias para sua diretoria de Gestão de Pessoas e Inovação. Mais informações sobre os desafios* podem ser consultadas na página da Usiminas na plataforma.

HISTÓRICO DE INOVAÇÃO

A gerente de Inovação da companhia, Ericka Menegaz, explica que a Usiminas tem um histórico de inovação, principalmente, voltado a produtos e conta já há 50 anos com o maior centro de pesquisas do setor na América Latina.  Em 2019, a empresa reestruturou seus processos de inovação, buscando acelerar os processos também em outras áreas e lançou sua plataforma própria, o InovaAí. “Desde então, já fomos reconhecidos duas vezes como uma das empresas que mais relaciona com startup. Agora, damos um novo passo ampliando ainda mais as possibilidades que essas parcerias trazem para o nosso negócio”, destaca.

ACELERAÇÃO DE STARTUPS

Nesse ano, a companhia já havia se tornado uma das indústrias madrinhas do Fiemg Lab 4.0, considerado o maior programa aceleração de startups para indústria do Brasil.  Criado em 2016, o programa da Federação das Indústrias de Minas Gerais é voltado à aceleração de startups com soluções industriais (indtechs) com o objetivo de promover o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias a partir de negócios inovadores. Ao mesmo tempo, a iniciativa realiza programas de inovação aberta e conecta essas jovens empresas de base tecnológica com o mercado, funcionando como um verdadeiro hub de inovação aplicada para a indústria. Ao todo, 20 startups participam da iniciativa.

PARCERIAAS EXTERNAS

Além dos desafios propostos, a companhia também conta com parceiros externos para o desenvolvimento de ideias e projetos concebidos pelas próprias equipes dentro do InovaAí Ideias, um programa de intraempreendedorismo que estimula os colaboradores a proporem e implantarem melhorias em suas áreas de atuação. No primeiro ciclo, encerrado em 2020, as 13 ideias finalistas geraram ganhos potenciais estimados em cerca de R$ 24 milhões, além de conseguirem reduzir riscos de segurança, algo primordial na indústria. No ciclo atual, foram mais de mil ideias inscritas. “O trabalho conjunto entre as nossas equipes e startups foi fundamental para que algumas das propostas pudessem ser colocadas em prática de maneira a atingir seu maior potencial. Essa complementariedade de visões, métodos e experiências contribui para que possamos acelerar mudanças e implantar melhorias com mais rapidez e assertividade”, avalia a gerente.

Confira abaixo os desafios lançados pela Usiminas na plataforma Innovation Latam:

Desafio para Acordo de Nível de Serviço com a área de RH

Desenvolver e aprovar método de controle do SLA (Acordo de Nível de Serviço, em português — é a especificação, em termos mensuráveis e claros, de todos os serviços que o contratante pode esperar do fornecedor na negociação.) dos processos de RH, garantindo que os pedidos das áreas clientes e as respostas sejam registradas, viabilizando a verificação do prazo do atendimento, a quantidade de solicitações e soluções, e a qualidade da entrega

Desafio de Gestão de Treinamentos

Soluções para treinamentos, que forneçam uma experiência de aprendizado positiva, rápida e eficiente.

Desafio de Produtividade

Soluções que apoiem a gestão de indicadores de produtividade nas empresas Usiminas, com padronização entre as áreas e metodologia.

Desafio vale-café

Como digitalizar o processo de entrega do vale-café e chá da Usina de Ipatinga a fim de torna-lo mais ágil, seguro, transparente e auditável?

Desafio de Backoffice

Soluções inovadoras para processos de backoffice, ou seja, que não estejam diretamente ligados à nossa produção, mineração ou siderurgia.

SERVIÇO

Para saber mais, acesse a página. https://innovationlatam.com/ch/usiminas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com