Nacionais

TSE pede para STF investigar Bolsonaro por fake news contra sistema de voto

BRASÍLIA – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) encaminhou um pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seja investigado por disseminar notícias falsas. A decisão foi tomada em votação em plenário, por unanimidade. O ofício, encaminhado pelo presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, ao ministro Alexandre de Moraes, inclui o link para a live de Bolsonaro, realizada na última quinta-feira. Nela, o presidente reciclou mentiras para atacar a confiabilidade do voto eletrônico e não apresentou as provas prometidas para as denúncias apresentadas.

PRIMEIRO TURNO

Durante a sessão, Moraes parabenizou o corregedor-geral eleitoral Luis Salomão pela proposta. O ministro disse que a medida é importante “porque com a democracia não se brinca, com a democracia não se joga, não se desrespeita as Instituições”. A decisão de hoje foi motivada pelos ataques do chefe do Executivo às eleições, que começaram há muito tempo. Desde que foi eleito, Bolsonaro afirma que houve fraudes em 2018 e que ele teria vencido o pleito em primeiro e não em segundo turno.

DILMA X AÉCIO

Recentemente, trouxe, também, a ideia de irregularidades em 2014, quando e ex-presidente Dilma Rousseff (PT) disputou e ganhou contra o Aécio Neves (PSDB).

Esse argumento é usado por Bolsonaro, também, para defender a mudança da urna eletrônica para um modelo com voto impresso. Ele tem condicionado a alteração no sistema à realização de uma eleição confiável. Hoje, inclusive, o presidente voltou a repetir declarações infundadas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas. Bolsonaro também acusou Barroso de querer uma eleição manipulada em 2022, mas também não apresentou provas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com