Cidades

Timóteo elabora Plano de Contingência contra Aedes aegypti

LIRAa aponta índice de infestação de 4,4, mas é baixa a notificação de casos

TIMÓTEO – Como parte das ações previstas no Plano de Contingência para o Combate às Arboviroses em Timóteo , o Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses esteve reunido para discutir as ações de prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela).  O comitê é composto por representantes de setores da Prefeitura de Timóteo (saúde, obras, educação, fiscalização), de entidades e empresas do município.

Uma das pautas do encontro foi a reestruturação do órgão, que passará a contar com reuniões mensais e com novos integrantes. Na próxima reunião do Comitê, será apreciado o novo Regimento Interno, formalizada a entrada dos novos participantes  e apresentado a íntegra do Plano de Contingência, elaborado pela Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida. O documento já foi apreciado pelo Conselho Municipal de Saúde e será encaminhado para a Secretaria de Estado da Saúde nesta semana.

RESULTADO LIRAa

O Plano de Contingência será repassado à Comissão dos Intergestores Bipartite (CIB) foro de articulação, negociação, pactuação e deliberação entre gestor estadual e os gestores municipais, quanto aos aspectos operacionais e de regulamentação das Políticas de Saúde no âmbito da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Durante o evento, a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida divulgou o resultado do terceiro e último LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti) de 2021, realizado em outubro. A pesquisa apontou o índice de infestação de 4,4, que indica alto risco de epidemia. “Apesar do índice elevado, o município apresenta baixa notificações de casos. Conforme o boletim epidemiológico divulgado em 19 de outubro, este ano, o município não apresentou nenhuma notificação de zika vírus,  12 casos suspeitos de chikungunya e 282 casos de dengue”,  informou a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Madalena Rodrigues.

AÇÕES

De acordo com ela, o Plano de Contingência norteará as ações de combate ao mosquito, entre elas o monitoramento nos locais que apresentaram índices mais elevados; o retorno dos agentes de combate às endemias nas residências onde foram encontrados focos; ações de educação junto às escolas e empresas do município; além das ações rotineiras de controle vetorial e de bloqueio de transmissão. “A chegada do calor e das chuvas propiciam o aumento do número de focos do mosquito, sendo fundamental a participação da população para a eliminação dos criadouros dentro das residências”, adverte a gerente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com