Foto: O subsecretário de Estado de Cultura, Maurício Canguçu – Crédito: Divulgação
Encontro virtual discute perspectivas para trabalhadores de áreas técnicas do setor cultural
IPATINGA – Nesta quarta-feira (16), às 19h, o Seminaluz realiza mais uma live voltada para os profissionais da técnica do setor de eventos culturais. Desta vez com a participação do subsecretário de cultura do estado, Maurício Canguçu, para discutir sobre políticas públicas com foco na área técnica e bastidores dos eventos culturais. A live faz parte da programação do Prêmio Seminaluz de Iluminação Cênica que é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e tem o apoio da Secult e Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Brasil Governo Federal, será exibida no canal do Youtube do Seminaluz.
OBJETIVO
Historicamente somente os produtores culturais e os artistas de frente às suas criações é que recorrem aos benefícios das leis de incentivo e das políticas públicas da área cultural. Os profissionais da área técnica, dos bastidores, por falta de entendimento destes mecanismos quase nunca recorrem a eles. Esta live pretende abrir um diálogo entre estes profissionais e interessados, juntamente com o subsecretário de cultura do estado de Minas Gerais, Maurício Canguçu, no intuído de se entender melhor estes processos e viabilidades destes mecanismos para beneficiar estes profissionais que também fazem parte da cadeia produtivas dos eventos artístico culturais.
ALTERNATIVAS
Faz-se necessário salientar que o momento atual, da pandemia, fez com que muitos destes técnicos migrassem para outras áreas no intuito de preservar sua sustentabilidade já que há mais de um ano não estão trabalhando na área de eventos e shows artísticos. Esta migração pode causar um grande impacto para o setor cultural uma vez que, quando da normalização da produção e realização de eventos, muitos poderão não voltar mais a trabalhar no setor, já que se encontram estabilizados em empregos fixos como siderurgia, entregadores, dentre outros.
Importante discutir sobre políticas públicas, capacitação, formação e profissionalização do setor garantindo a sustentabilidade destes profissionais e a formação de novos atuantes na área.
A live terá a participação de toda área artística cultural bem como dos profissionais do setor de eventos. A ideia é buscar saídas que possam favorecer o setor e seus profissionais.
SUBSECRETÁRIO
Maurício Canguçu é ator, produtor e diretor de teatro, por mais de 30 anos. Formado em Educação Artística pela FUMA e Professor por 10 anos na rede pública e privada. Com mais de 30 espetáculos teatrais, alguns filmes e trabalhos na TV. Nos últimos anos exerceu as funções de Coordenador Regional da Funarte MG, Superintendente de Fomento e Economia Criativa e agora de Subsecretário de Cultura. Nascido na pequena cidade de Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha, ele reside em Belo Horizonte desde 1979. “A possibilidade de estar ‘do outro lado da mesa’ na carreira profissional, tem sido importante para meu crescimento artístico e me dando a oportunidade de pensar a cultura do nosso Estado de uma forma mais ampla”, relata Maurício.