Programa do Estado que incentiva a Inovação nas empresas; Agroger vai receber recursos para expandir as atividades do aplicativo desenvolvido para auxiliar o trabalho dos cafeicultores
VALADARES – A startup Agroger, especializada em gestão e rastreabilidade de café, com sede em Governador Valadares, foi a única empresa da região Rio Doce e Vale do Aço selecionada para receber investimentos do programa estadual “Compete Minas”. A iniciativa tem o objetivo de direcionar recursos para financiar projetos inovadores, e tem o apoio do Sebrae Minas para promover a competitividade das empresas e estimular a inovação.
Com o propósito de auxiliar os cafeicultores no aumento da lucratividade e otimização do tempo, a Agroger foi criada em 2018, pelo empresário Jhemerson Lucas da Silva, que desenvolveu o “Super App”. O aplicativo permite aos produtores rurais acompanhar, em tempo real, as atividades nas lavouras, realizar planejamento estratégico, acessar relatórios comparativos de safras anteriores, gerenciar receitas e despesas.
EXPANSÃO
O empresário explica que o interesse em participar do Compete Minas tem como objetivo a expansão das funcionalidades do aplicativo. “Com mais recursos, poderemos aperfeiçoar a rastreabilidade do café, fornecendo ao cafeicultor o controle da produção desde o plantio até a chegada à mesa do consumidor”, ressalta.
O apoio do Sebrae Minas por meio de consultorias foi importante para que a startup conseguisse cumprir os pré-requisitos necessários para a participação no edital, iniciada em junho de 2022. “Essas iniciativas não se limitam a viabilizar o financiamento. Ideias inovadoras estimulam o crescimento econômico, gerando empregos e fortalecendo a base empreendedora da nossa cidade”, pontua o analista da entidade Ramon Gonçalves.
A Agroger também participou de outras iniciativas com apoio do Sebrae Minas, como o Minas Summit – um dos maiores encontros de inovação corporativa do estado que estimula a criação de novas ideias, fomento do empreendedorismo e conexão com diferentes comunidades. A startup ainda integrou projetos de pré-aceleração que objetivam transformar ideias em projetos viáveis.