Nacionais

Sommelières indicam uvas que aquecem e combinam com o inverno

No dia que marca o início da estação que traz temperaturas mais baixas, as especialistas Paula Daidone e Cibele Siqueira falam sobre uvas que são tendências nesta época

O vinho é uma bebida versátil que pode ser consumida em qualquer estação do ano. Mas o carinho que os amantes desta bebida têm por consumir rótulos no inverno, para ajudar a aquecer e tornar os momentos mais agradáveis é uma coisa especial. Para marcar o início do inverno, nesta segunda-feira, dia 21 de junho, as especialistas Cibele Siqueira e Paula Daidone, Sommelières da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, destacam algumas uvas que combinam ainda mais com o clima frio.

UVAS

Uvas que geram vinhos mais encorpados, como Touriga Nacional, Tempranillo, Syrah, Pinotage, Nero d´Avola, Malbec e Cabernet Sauvignon são ideais para o inverno. Outra dica é apostar em vinhos com teor alcoólico mais elevado, pois o álcool ajuda a aquecer o corpo.

“Vinhos com passagem por madeira também são boas opções, pois possuem notas aromáticas quentes, assim como vinhos com aromas de pimenta preta, fruta em compota e geleia”, explica Paula Daidone.

BRANCOS

Seguindo esse raciocínio é possível degustar até brancos e espumantes no inverno. “É só optar por uvas brancas que dão origem a vinhos encorpados, como Chardonnay, Sémillon, Antão Vaz e Viognier, principalmente se tiverem passagem por madeira”, diz Cibele Siqueira.

Os espumantes elaborados pelo método tradicional também são boas opções, principalmente, os com mais de 6 meses de autólise, pois, assim, o vinho ganha mais corpo e cremosidade, além de terem notas qu entes, como amêndoas e frutas secas.

SUGESTÕES

Para ajudar na escolha de rótulos produzidos com estas uvas que tornam o inverno ainda mais agradável, as Sommelières da Wine indicam 4 rótulos de até R$ 70,00. Confira:

Espumante Toro Loco D.O. Cava Brut – Este rótulo harmoniza com frutos do mar, sushi e sashimi, atum grelhado, quiche lorraine, torta de frango e bruschetta tradicional.

https://www.wine.com.br/prod8722.html

Pêra Doce Regional Alentejano Branco 2020 – Perfeito para acompanhar iscas de peixe frito, legumes grelhados, espetinho de camarão, tomates recheados, bruschetta e salada com frango grelhado.

https://www.wine.com.br/prod26193.html

Partridge Flying Cabernet Sauvignon 2020 – Combina com penne ao sugo, polpetone recheado, risoto de queijo, pizza marguerita, iscas de filé acebolado e panqueca de carne.

https://www.wine.com.br/vinhos/partridge-flying-cabernet-sauvignon-2020/prod25848.html

Dancing Flame Ojos Del Salado D.O. Valle Central Shiraz 2020 – Uma ótima pedida para acompanhar hambúrguer, costelinha barbecue, espaguete ao molho bolonhesa com noz moscada, arroz com lentilha e cebolas caramelizadas.

https://www.wine.com.br/vinhos/dancing-flame-ojos-del-salado-d-o-valle-central-shiraz-2020/prod25438.html

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com