Cidades

SindUTE anuncia paralisação na rede municipal de Ipatinga na quinta

Crédito foto: Nilmar Lage

IPATINGA – O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE), subsede de Ipatinga, anunciou uma paralisação dos trabalhadores da rede municipal de Ipatinga para a próxima quinta-feira (18). Em Carta Aberta, a entidade chama a atenção da população para “o descaso e o desrespeito do governo municipal para com os profissionais da educação e a comunidade escolar”.

“Temos acompanhado e denunciado gravíssimos problemas na rede municipal de Ipatinga, como sobrecarga de trabalho, desvalorização e o adoecimento da categoria, gerando um cenário triste que precisa ser corrigido urgentemente pela Secretaria de Educação e o Governo Municipal”, destaca o Sindicato.

DENÚNCIAS

O SindUTE diz que tem recebido denúncias, inclusive, de turmas de educação infantil sem acompanhamento de professor, junção de turmas para atendimento pelo mesmo professor, aumentando ainda mais a sobrecarga do trabalhador e comprometendo o atendimento aos estudantes.

“A falta de profissionais nas escolas e a falta de cumprimento da Lei do Piso Salarial da Educação requerem providências urgentes por parte da Secretaria de Educação. O piso salarial é um direito dos profissionais da educação e o seu pagamento é obrigação do gestor”, reivindica a categoria.

PISO SALARIAL

O Sindicato esclarece ainda que este ano o reajuste do Piso Salarial é de 14,95% e os municípios recebem recursos específicos para cumprir a lei, mas a administração de Ipatinga ignora este fato e sequer apresenta proposta de reajuste em relação ao valor definido, mesmo tendo sido demonstrada a viabilidade orçamentária para cumprimento da legislação. “E, na contramão da valorização dos trabalhadores/as, acompanhamos manobras escusas com os recursos da Educação; não há transparência do governo sobre o destino desses recursos que pertencem aos trabalhadores/as da educação”, salienta a Carta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com