IPATINGA – A Subsede de Ipatinga do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) celebrou nesta quinta-feira (7/8) a reintegração dos professores demitidos pela Prefeitura Municipal durante a greve de 48 horas da categoria no mês de junho. A informação é da coordenadora da Subsede, Cíntia Rodrigues, que atribuiu a decisão da justiça à luta do sindicato e da categoria. “É uma vitória importante”, disse ela.
Em meados de junho, o governo municipal assumiu uma postura antissindical e, após ameaças, efetivou as demissões em retaliação a vários trabalhadores que aderiram ao movimento, durante a campanha salarial da categoria. A Subsede do Sind-UTE/MG entrou com ação na justiça com pedido liminar de reintegração dos demitidos, o que foi acatado.
Conforme Cíntia Rodrigues a reintegração foi realizada nesta quinta-feira, com os trabalhadores retornando às escolas de origem. “A justiça atendeu o pedido e determinou que a PMI reintegrasse os professores, compreendendo que as demissões foram irregulares e também uma medida autoritária e de retaliação”, asseverou a dirigente sindical.