Cidades

SESUMA orienta sobre podas e supressões de árvores

IPATINGA – Por questões de segurança no trânsito, estéticas e paisagísticas, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA) providenciou, no último final de semana, a poda de árvores e arbustos no trecho da avenida Cláudio Moura desde a portaria central da Usiminas até a entrada do bairro Vila Ipanema, margeando a cerca de proteção da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).

RISCOS

Com porte avantajado, a vegetação apresentava riscos de acidentes para ciclistas e veículos motorizados em muitos pontos. Havia galhos arqueados ou direcionados para o acostamento e o interior da pista de rolamento, sendo podada uma extensão de mais de um quilômetro.

Luís Filipe Rodrigues Brum, morador de Ipatinga há 20 anos e que utiliza o percurso com frequência, avaliou como “de suma importância a poda constante dessa área, por ser um local de grande fluxo e muito utilizado especialmente por empregados da usina, indo e vindo do trabalho diariamente”.  

AUTORIZAÇÃO

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Célio Andrade, ressalta que há procedimentos técnicos a serem observados para supressão, cortes, podas e até mesmo plantio de árvores, sendo por isso vedada a ação autônoma, sem que o poder público seja comunicado ou conceda autorização. “A inobservância de algumas regulamentações torna essa atividade ilegal”, ressalta.

O Departamento de Meio Ambiente (DEMAM) é responsável pela autorização das podas, supressões ou plantios tanto nos espaços públicos quanto no interior das propriedades. Em caso de infrações identificadas, o valor da multa a ser aplicada é fixado pela SESUMA, levando em conta uma série de fatores que representem circunstâncias atenuantes ou agravantes.

Caso algum morador detecte riscos iminentes de árvores, dentro ou fora do imóvel, deve entrar em contato com a Seção de Parques e Jardins (SEPAI) telefone 3829-8517. No caso de corte, o contato deve ser pelo telefone 3829-8079 (DEMAM).

As podas e outras ações de melhorias como tapa-buracos e limpeza urbana estão sendo realizadas por toda a cidade de acordo com cronograma pré-agendado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com