quarta-feira, março 26, 2025
Google search engine
InícioCidadesSerra do Cocais realiza 1º Festival de Inverno no fim de semana

Serra do Cocais realiza 1º Festival de Inverno no fim de semana

FABRICIANO – A Serra dos Cocais sediará nos dias 30 e 31 de julho, nos próximos sábado e domingo, o 1º Festival de Inverno: um evento com música, cultura, esportes e gastronomia na bucólica Vila de Santa Vitória, Cocais de Baixo.

Uma área com cerca de 4 mil metros quadrados é preparada com barracas de alimentos, banheiros públicos, palco e espaço kids. A capacidade é para receber cerca de 10 mil pessoas. A gastronomia local será uma atração à parte. Quem costuma subir a serra para saborear pratos com receitas passadas de geração em geração, vai poder conferir estes sabores na praça de alimentação, com o melhor da cozinha local.

Quem chegar ao vilarejo será saudado por um grupo de marujos, cuja tradição remete aos primeiros tropeiros a cruzar a Serra com destino ao antigo Calado e ao comércio de Antônio Dias. Passada de pai para filho, a Marujada dos Cocais se mantém viva sob comando do mestre Santana, seus capitães e capitoas, contramestres e outras insígnias. Durante o festival, eles desfilarão pelas ruas com trajes coloridos e laços de fita.

O diretor de Cultura da Prefeitura de Coronel Fabriciano e organizador do festival, Teco Teixeira, garante que Cocais jamais experimentou um evento tão grande e com tantas atrações.

“Nós pensamos grande e tenho certeza que a comunidade de Cocais não vai esquecer esse Festival, mesmo porque acreditamos que o evento entrará na nossa agenda anual de cultura. Este é o começo dos grandes projetos culturais previstos para Coronel Fabriciano. Eu convido os moradores de toda a região, Timóteo, Santana do Paraíso e Ipatinga a estarem conosco nesse evento aconchegante e muito cultural”.

PRESERVANDO A CULTURA

Na abertura do festival, dois eventos olham para o passado de olho no presente: Uma roda de conversa sobre “Valorização da Cultura Local” e a oficina “Construindo artes com argila e bambu”.

O Secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, destaca a importância da valorização da cultura local. “Nosso objetivo é abrir à comunidade a possibilidade de ensinar e de aprender. Sabemos que os mais jovens se interessam pela cultura de seus antepassados, mas faltam oportunidades. É isso que estamos fazendo, criando oportunidades”, afirma.

ESPORTE DE AVENTURA

É de conhecimento geral que a Serra dos Cocais é um dos melhores pontos de prática de esportes de aventura da região. Dois eventos homenageiam os praticantes dentro da programação, no segundo dia do evento: passeios ciclístico pelas montanhas e de jipes. Na Serra dos Cocais há locais para escalada, trekking (caminhada por trilhas naturais) e outros esportes.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA E CULTURAL

A tradição religiosa dos Cocais tem seu ponto forte domingo, com uma missa campal com Padre Thiago, pároco local. A música vai invadir a área central da comunidade a partir de sábado, com a banda Carbono XIV, a partir das 14h. Ainda no sábado, haverá apresentação de artistas locais e, à noite, sobem ao palco Brenda Brandão e Pedro & Simoncello.

No domingo, a música começa às 13h com a banda Gertrudes. Às 16, Ramon Tavares e Luizinho da Viola se apresentam e, às 19h, Bráulio e Ricardo fecham a festa.

ESTRADA

Para melhorar o acesso a Serra dos Cocais, a Prefeitura está calçando parte da estrada, mas o trabalho ainda está no início. Tratores e caminhões pipa estão na estrada a partir desta quarta-feira para amenizar a poeira e corrigir trechos que estão em condições ruins. A expectativa é de que a estrada esteja em boas condições a partir de sexta.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments