MARIANA – A cidade histórica de Mariana, recebe nos próximos dias 9 e 10 de abril a primeira edição do Seminário Bens Culturais e Turismo da Fé. A proposta do evento é refletir sobre a preservação dos acervos, tradições e peças que fazem parte da cultura religiosa, contribuindo para alavancar o turismo, reforçando a história e a identidade.
A Fundação de Arte de Ouro Preto, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, irá promover nos próximos dias 09 e 10 de abril a primeira edição do seminário “Bens Culturais e Turismo da Fé” com foco no patrimônio histórico e cultural relacionado à fé religiosa. Esse evento será um espaço de aprendizado, reflexão e troca de conhecimento, reunindo especialistas, pesquisadores e representantes religiosos para discutir o impacto da fé na arquitetura, nas artes e nas tradições locais, com um olhar especial para o turismo religioso como uma ferramenta de desenvolvimento local.

TEMAS
O seminário abordará a história, o significado e os impactos dos bens culturais de valor religioso em suas respectivas comunidades, bem como as suas implicações para o desenvolvimento de novas economias regionais. Entre os temas em destaque estarão a preservação do patrimônio religioso, as potencialidades do turismo de fé, e o papel de instituições — como museus e associações culturais — na manutenção e renovação dessas tradições.
CONFERÊNCIAS
A programação contará com conferências de abertura e encerramento, mesas temáticas, e atividades artísticas e culturais, que visam promover uma reflexão sobre a importância da fé como elemento cultural e social. Como resultado final, o evento prevê a criação de um documentário em formato de revista digital, que terá o objetivo de divulgar os conteúdos abordados, estimular parcerias e promover o engajamento de diversas instituições na preservação do patrimônio cultural religioso.
O seminário é uma oportunidade para fortalecer o entendimento sobre o papel da fé na cultura, ao mesmo tempo que busca incentivar o turismo e a valorização dos bens culturais históricos como recursos para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
O projeto “Bens Culturais e Turismo da Fé” é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Idealizado pela FAOP – Fundação de Arte de Ouro Preto, com o apoio do Instituto Território Criativo e da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e Realização A Casa Arte e Cultura e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.
SERVIÇO
Seminário “Bens Culturais e Turismo da Fé”
Datas: 09 e 10 de abril – quarta e quinta-feira
Local: Cúria Metropolitana de Mariana
Endereço: Rua Cônego Amando, 161, São José (Chácara) – Mariana – Minas Gerais
Inscrições: Gratuitas, pelo Sympla
Transmissão online: www.youtube.com/channel/UCuGxkjFsUX2sFGFy1VyzQ2g
Informações: www.faop.mg.gov.br ou pelo perfil @bensculturaisdafe