Cidades

Semana Nacional da Doação de Sangue

Legenda – O doador Luiz Carlos Pereira

Doadores voluntários salvam vidas em gesto de amor e solidariedade ao próximo

O consultor de telecomunicações, Luiz Carlos Pereira, 57 anos, é um exemplo de amor e dedicação ao próximo. Apoiador de campanhas de fraternidade, ele dedica parte do seu tempo a arrecadar recursos e mantimentos para pessoas carentes, além de visitar hospitais. Há mais de 15 anos ele também se tornou um doador de sangue voluntário e um grande divulgador da importância da doação. Neste mês de novembro ele comemora mais um ano de vida, fazendo o que mais gosta. Ele participa de mais uma campanha do Dia Nacional do Doador de Sangue Voluntário, celebrado em 25 de novembro.  

“Doar sangue para mim já é um hábito, uma ação natural e normal. É uma contribuição como cidadão, como ser humano. Eu tenho muita satisfação em doar um pouco do meu sangue e saber que estou contribuindo para salvar vidas. É uma causa que eu faço questão de propagar. Sempre peço a amigos e parentes para também doarem. Doar sangue é um processo simples, rápido e indolor. Não há o que temer”, incentiva.

 O consultor lembra que doou pela primeira vez para um amigo e não parou mais. “Um amigo iria passar por uma cirurgia na Santa Casa e precisava de doação de sangue. Eu me prontifiquei a ir doar e foi neste momento que percebi a importância da minha ação. Os hemocentros precisam de voluntários para manter o estoque necessário para muitas pessoas. Dali em diante eu doo regularmente, umas quatro vezes ao ano”. Atualmente o consultor, que reside na cidade de Cubatão, é doador no Hospital de Cubatão.

Ação do sangue

O sangue tem papel fundamental para o funcionamento do corpo humano. “Por mais que a medicina e a ciência estejam avançados, não há nada que substitua ou faça o papel do sangue. É ele quem leva oxigênio para os tecidos, defende nosso organismo contra infecções e é responsável pela coagulação. Por isso é tão importante contar com a ajuda de doadores voluntários”, diz a médica hematologista da Fundação São Francisco Xavier, Gabriela de Luca Oliveira. A especialista explica que uma pessoa tem cerca de cinco litros de sangue no corpo e em uma doação ela chega a doar até 450 ml. “Não existe prejuízo para o doador.  O corpo humano repõe esse volume em cerca de 24 horas. A gente costuma falar que é pouco para

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com