IPATINGA – A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer dará apoio à classe artística de Ipatinga para se inscrever na Plataforma Digital de Fomento e Incentivo à Cultura. O objetivo do apoio é facilitar as inscrições no Edital Estadual Arte Salva. Interessados em se inscrever no edital deverão agendar horário pelos telefones 3829-8059 ou 3829-8060. Os agendamentos poderão ser feitos até às 11h desta quarta-feira, dia 10 de junho, por causa do feriado. Todos terão suporte no processo de preenchimento de formulários, que é on-line.
Os candidatos à inscrição deverão comparecer ao prédio da PMI no mesmo dia (10 de junho), no horário agendado, usando máscara facial e portando cópia de dois comprovantes de domicílio no Estado de Minas Gerais, um no nome do proponente, datado há mais de um ano; currículo que descreva a atuação artística; documentos pessoais, e portfólio que comprove a atividade artística, como artigos de jornais e materiais gráficos.
EDITAL
A ação de apoio contará com a participação do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec). “Essa ação é importantíssima, pois muitos mestres de cultura e artistas locais não tem familiaridade com a plataforma e seus procedimentos técnicos”, disse o conselheiro estadual Wenderson Godoi. Mais informações podem ser obtidas junto ao Departamento de Cultura, pelos telefones citados acima.
O apoio da PMI é para ajudar a classe artística na inscrição de projetos culturais, sobretudo o Edital Estadual ‘Arte Salva’ – da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, que destina R$ 2,5 milhões para a execução de projetos artísticos e culturais de artistas independentes, bandas, profissionais do circo e demais realizadores que compõem a cadeia cultural em Minas Gerais. A inscrição no edital vai até dia 22 de junho.
CADASTRO
A Secretaria Municipal de Cultura esclarece que para realizar a inscrição no ‘Arte Salva’ é necessário fazer um primeiro cadastro na plataforma e, em seguida, cumprir as etapas de cadastramento específicas, bem como preenchimento de dados e o envio digital de documentos obrigatórios. “É para esta primeira etapa que a Prefeitura de Ipatinga estará dando suporte neste dia 10 de junho. Sabemos que o momento é delicado e precisamos ajudar todos aqueles que querem apresentar projetos, mas têm alguma dificuldade com preenchimento e até mesmo acesso à internet”, pontua o secretário de Cultura de Ipatinga, Carlão Oliveira.
Por meio desse edital, serão contemplados 1.315 projetos, que receberão um aporte no valor de R$ 1.900 cada para a realização e execução de vídeos de expressão artístico-cultural a serem transmitidos em ambiente digital. Serão contemplados projetos em diferentes linguagens, como música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, patrimônio, literatura e áreas culturais integradas.