Clínico da Atenção Primária da Usisaúde explica a importância de realizar o acompanhamento médico periódico
IPATINGA – O autocuidado, a mudança de hábitos e as ações preventivas, são práticas comprovadas por especialistas que somam para o aumento da qualidade de vida e envelhecimento com saúde. Entre os homens, a atenção com a saúde é menor. Um estudo do Ministério da Saúde aponta, que o público masculino dedica menos atenção à saúde e ocasionalmente procuram atendimento médico.
EXPECTATIVA DE VIDA
Em referência ao Dia Nacional do Homem, celebrado no último sábado (15), a Usisaúde reforça a importância dos cuidados preventivos com a saúde masculina. Uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE de 2022, ratifica a desatenção do homem com a saúde. Segundo o órgão, os homens vivem menos que as mulheres, com expectativa média de vida de 73 anos, para 80 anos entre as mulheres.
ENFERMIDADES
Para o clínico e médico de Atenção Primária à Saúde do Usifamília, Rafael Procópio, muitas enfermidades que acometem os homens podem ser evitadas e curadas a partir de um diagnóstico precoce. Entre as doenças críticas e comuns entre o público estão a obesidade, hipertensão, diabetes, câncer de colorretal e o câncer de próstata, que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é a segunda maior causa de morte entre os homens. Para o médico da família, o cuidado da saúde mental também precisa ser priorizado entre os homens, visto que, a falta a estabilidade emocional provoca o aparecimento de doenças como, a ansiedade e depressão.
CULTURA DA PREVENÇÃO
“É importante disseminar a cultura da prevenção da saúde entre os homens em todas as faixas-etárias. Muitas vezes, por falta de informação ou até mesmo por constrangimento, os homens deixam de se cuidar. A prevenção eficaz depende de um cuidado diário e de ações preventivas que permitem identificar problemas de saúde de forma precoce”, destaca Rafael.
PRINCIPAIS EXAMES
Sabia os principais exames de rotina indicado para os homens ao longo da vida:
. Níveis de colesterol
. Colonoscopia
. Exames cardiovasculares
. Teste de glicemia
. Creatinina e ureia (função renal)
. Exame da próstata
Para ter um acompanhamento com orientações mais detalhadas procure um médico de referência.