Nacionais

São Paulo tem o dia mais quente do ano

Às 16h, os termômetros atingiram os 36,6ºC e, ao sol, alguns chegaram a marcar 42ºC      (Crédito: Agência Brasil)

DIA MAIS QUENTE DO ANO – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou nesta quarta-feira (31), pelo segundo dia consecutivo, o calor recorde do ano em São Paulo. Às 16h, os termômetros atingiram os 36,6ºC e, ao sol, alguns chegaram a marcar 42ºC
Trata-se da maior do ano, segundo medição feita no Mirante de Santana pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ela também foi a quarta maior já registrada pelo Inmet, que realiza medições desde 1952.
De acordo com Helena Turon Balbino, meteorologista do Inmet, este é um período de bloqueio atmosférico, com uma massa de ar seco e quente sobre o estado de São Paulo. O fenômeno inibe a formação de nuvens e provoca o aumento da temperatura. “O ar é rarefeito lá em cima, mas aqui em baixo a nossa atmosfera é bem densa. Então, ele se comprime [ao descer] e essa compressão aumenta a temperatura”, disse. Ontem (30), a máxima registrada na cidade foi 36,1 ºC , a quinta mais elevada pelo Inmet.
Segundo a meteorologista, o dia foi também de baixa umidade relativa do ar em quase todo o estado. Na capital, a defesa civil chegou a decretar estado de atenção, pois a cidade registrou 25% de umidade relativa, por volta das 13h10.
O recorde de calor durante a primavera, porém, não causa estranheza, já que nesta estação, inclusive, são registradas temperaturas mais altas que durante o verão. Ela explicou que, embora a radiação solar incida mais diretamente sobre o país durante o verão, trazendo calor ao topo da atmosfera, há também maior nebulosidade com formação de nuvens e ocorrências de chuvas, diminuindo a temperatura.
Hoje (1º), o calor deve diminuir com a passagem de uma frente fria vinda do oceano. “O vento passará a soprar para o sudeste. Isso traz mais umidade do oceano para os próximos dias e não deve fazer tanto calor. Vai dar uma amenizada”, informou o meteorologista do CGE.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com