Cidades

Santana do Paraíso apoia formação de Consórcio para aquisição de vacinas

Objetivo é preparar o município para adquirir os imunizantes quando eles estiverem disponíveis

PARAÍSO – O Poder Executivo de Santana do Paraíso encaminhou à Câmara Municipal projeto lei que confirma o protocolo de intenções firmado entre os municípios brasileiros, por intermédio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com a finalidade de adquirir vacinas para o combate à pandemia da Covid-19. De acordo com o prefeito Bruno Morato, o intuito é a formação de um Consórcio Público que agilize a imunização da população nesse cenário preocupante de pandemia, além de atender a eventuais demandas por medicamentos, equipamentos e insumos que sejam necessários aos serviços públicos de saúde em âmbito municipal.

APARATO NORMATIVO

Além da FNP, a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde), do qual Bruno Morato é vice-presidente, também estão se mobilizando para que os municípios estejam aptos a adquirir os imunizantes.

“Esse projeto que encaminhamos à Câmara Municipal autoriza o município de Santana do Paraíso a adquirir vacinas. Tivemos reunião no Consaúde e estamos preparando todo o aparato normativo para que, quando as vacinas estiverem disponíveis, o município possa adquiri-las. Isso é importante, porque a cidade está dando um passo à frente e se preparando, para que, quando as vacinas estiverem disponíveis no mercado, possamos adquiri-las e imunizarmos o maior número de pessoas possível”, ressalta Bruno Morato.

Além de adquirir imunizações complementares ao PNI (Plano Nacional de Imunizações), caso seja necessário o Consórcio Público irá fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), na medida em que todas as doses de vacina serão obrigatoriamente ofertadas à população de forma gratuita.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com