Cultura

Salão do Livro chega a Ipatinga em maio

O antropólogo e educador social Tião Rocha é convidado da abertura do Salão do Livro Vale do Aço, no dia 18; A escritora, contadora de histórias e presidente da Câmara Mineira do Livro, Rosana Mont’Alverne; Elizete Lisboa, escritora e idealizadora do livro com duas escritas

IPATINGA – O Salão do Livro Vale do Aço chega a Ipatinga entre os dias 18 e 22 de maio com uma programação cultural diversificada e gratuita. Realizado no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, a edição 2016 do maior evento literário do leste mineiro traz espetáculos teatrais, oficinas, contação de histórias, exposições e a tradicional feira de livros, com lançamentos e debates. O objetivo é incentivar o hábito de leitura e contribuir para a aproximação de crianças, jovens e adultos com o mundo da literatura.

SEMINÁRIO
Este ano, excepcionalmente, o Salão do Livro será uma continuidade da programação da nona edição do evento, com a realização do 1º Seminário de Literatura do Salão do Livro Vale do Aço. Estruturado em três mesas-redondas, os debates vão abordar três linhas de estudo: o pensar, o ensinar e o fazer. O seminário será realizado de 18 a 20 de maio, a partir das 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. A programação é voltada para educadores, estudantes e público em geral.

CAPACITAÇÃO
Segundo a coordenadora do Salão do Livro, Cibele Teixeira, o objetivo é contribuir com a capacitação dos professores e incentivar ainda mais a participação dos profissionais da educação de Ipatinga e municípios vizinhos no evento. “Vamos trazer importantes nomes da literatura regional e nacional, pesquisadores envolvidos no estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura e da formação do leitor. Também teremos profissionais que trabalham com foco na literatura infantil e juvenil para discutir o papel da literatura no processo de educação e inclusão do indivíduo na sociedade”, detalha a produtora do evento.

CONVIDADOS
O Seminário de Literatura do Salão do Livro Vale do Aço terá como convidados o antropólogo e educador Tião Rocha, a escritora e presidente da Câmara Mineira do Livro, Rosana Mont’Alverne, e a escritora Elizete Lisboa na primeira mesa-rendoda, no dia 18 de maio. A presidente do Instituto Cultural Goiás Lê Mais, Maria Luiza Bretas; o premiado escritor e jornalista Leo Cunha; e a consultora literária Heloisa Davino são presenças confirmadas no segundo dia do seminário, 19 de maio. Na sexta-feira, 20 de maio, a ilustradora Marilda Castanha, a representante da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Eliani Gladyr, e a contadora de histórias Beatriz Myrrha encerrarão a semana de debates.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com