IPATINGA – O atleta da equipe Embasil/Usipa, Rudney Dias, sagrou-se campeão na prova dos 35.000 m de Marcha Atlética no XXXIX Troféu Brasil Caixa de Atletismo. A prova foi realizada no último dia 12 (sábado) no Centro Olímpico do Ibirapuera em São Paulo. Rudney concluiu a prova com o tempo de 3h00min33s67 e conquistou o lugar mais alto do pódio.
Os treinamentos que levaram Rudney ao lugar mais alto do pódio duraram cinco anos. Segundo a treinadora do atleta, Euzinete Reis, em 2014, Rudney decidiu migrar da prova de 20.000 m para a de 50.000 m de marcha atlética.
“Precisamos fazer um trabalho bastante específico para colher bons frutos a partir desta mudança. Rudney teve as planilhas de treino totalmente alteradas. Por semana, ele chegou a marchar até 250 km. Paralelamente ao treino da marcha, Rudney investiu no fortalecimento muscular, natação, pilates e osteopatia. Alterou também a alimentação e se manteve focado na manutenção da hidratação para provas longas”, detalha Euzinete.
Em 2020, os treinamentos foram atípicos. A partir de março, com o fechamento do clube, foi necessário encontrar alternativas seguras em meio à pandemia para manter o ritmo de treinos. “Ele passou a acordar mais cedo e treinar em locais mais isolados. Enquanto técnica, participei do que pude me revezando com outro atleta. Seguíamos de bicicleta com ele apara auxiliar na hidratação. Apoio nos treinos e hidratação são fundamentais para o sucesso de qualquer atleta”, destaca a treinadora.
Mas a recompensa para dias tão difíceis, enfim, chegou. Depois de cinco anos, Rudney conquistou a vitória na prova dos 35.000 m de Marcha Atlética do Troféu Brasil de Atletismo, uma das mais importantes provas do Atletismo no Brasil.
“A sensação da vitória é muito boa. Isso me motiva bastante para a temporada do ano de 2021 e para buscar uma vaga nos Jogos Olímpicos. Vou descansar por 10 dias, retomar os treinos e buscar uma prova de 50.000 m para participar logo início do ano que vem”, avalia o atleta.