Cidades

Quadro clínico de Chico Ferramenta é de “potencial gravidade”

Internado para tratar de uma pneumonia aspirativa, ex-prefeito de Ipatinga sofreu parada cardíaca, instabilidade renal e na pressão arterial

IPATINGA – Os médicos do Corpo Clínico do Hospital Municipal Eliane Martins, em Ipatinga, concederam nesta terça-feira uma entrevista coletiva de imprensa para explicar a quadro clínico do ex-prefeito Chico Ferramenta, que apresentou piora na última segunda-feira. A entrevista foi conduzida pelos médicos José Silveira, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva, e pelos médicos diaristas José Roberto Batista e Rodrigo Machado. Durante a coletiva eles não fizeram nenhum prognóstico sobre o quadro de saúde do ex-prefeito e possibilidades de reversão, limitando-se a dizer que a situação é de “potencial gravidade”.

Durante a coletiva, a Assessoria de Imprensa da vereadora Cecília Ferramenta enalteceu o tratamento que Chico Ferramenta vem recebendo no Hospital Municipal, destacando que a mesma excelência no tratamento que ele recebe é dispensada a todos os demais pacientes. “A família de Chico Ferramenta não só agradece, mas enaltece o empenho, a transparência, a competência e o acolhimento de toda a equipe que trata de Chico Ferramenta, assim como tratam todos os pacientes do hospital, sem qualquer privilégio que já ocupou”, assinalou o assessor de imprensa Jakson Goulart.

Os médicos diaristas José Roberto Batista e Rodrigo Machado durante a coletiva

SAÚDE FRAGILIZADA

Chico Ferramenta foi internado no último dia 18 com quadro grave de pneumonia aspirativa, um tipo de infecção nos pulmões mais grave que a pneumonia comum, que exige maiores cuidados de monitorização, doses mais fortes de antibióticos por se tratar de uma infecção microbiana difusa e mais difícil de tratar, que geralmente acomete pacientes mais fragilizados.

Há vários anos, Chico Ferramenta vem lutando contra os efeitos provocados pela pancreatite. Depois sofreu uma fratura resultante de uma queda e ficou acamado. Simultaneamente, o ex-prefeito apresentou um tipo de doença demencial que lhe prejudicou a cognição.

PARADA CARDÍACA

Segundo os médicos, o ex-prefeito Chico Ferramenta que estava acamado e era tratado em casa, tem um histórico médico que torna sua saúde frágil. Esta debilidade se revelou na intensidade da pneumonia aspirativa e na parada cardíaca ocorrida quando se preparavam para intubá-lo na UTI do Hospital Municipal.

Chico foi reanimado rapidamente, mas outros quadros de instabilidade se apresentaram na função renal e hemodinâmica (pressão arterial), que os médicos estão tentando estabilizar.

Segundo os médicos que acompanham o ex-prefeito, ele foi submetido a tomografia de tórax para avaliar a extenção da parada cardíaca e também a tomografia cerebral, que apresentou o mesmo quadro de tomografia realizada anteriormente e que havia sido apresentada pela família do paciente.

A previsão é de que sejam realizados novos exames nesta quarta-feira.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com