Cidades

Projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce promove live sobre reparação

Foto: Jovem de várias cidades estão desde novembro de 2023 em processo de formação para elaboração de projetos socioambientais em seus municípios

IPATINGA – Como parte do processo de formação dos jovens inscritos no Ciclo II do projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce, será realizada hoje, às 19h, uma live cujo tema é a reparação dos atingidos pela tragédia da barragem ocorrida em Mariana, em 2015. Essa atividade formativa busca aumentar a conscientização sobre problemas ambientais nos municípios ao longo do rio Doce.

Embora direcionada aos jovens inscritos no projeto, a live “Diálogos sobre a Reparação” estará aberta à comunidade e o link para ela pode ser obtido no site do Pulsar Jovem pelo Rio Doce (https://pulsarjovempeloriodoce.com.br/).

Os principais desafios relacionados ao processo de reparação, como está sendo a participação dos atingidos e como podemos perceber o futuro da bacia do Rio Doce são algumas das perguntas que devem nortear a conversa de logo mais. Para tratar desses assuntos, foram convidados a educadora popular Sônia Roseno e um dos atingidos pela tragédia, Antônio Áureo, que é morador da cidade de Rio Doce.

CONVIDADOS ESPECIAIS

Antônio Áureo é membro da comissão de atingidos e participa do sistema de governança de reparação, tanto da Câmara Técnica quanto do CIF, que é o Comitê Interfederativo criado em resposta ao desastre provocado pelo rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em 2015. A função do CIF tem sido orientar e validar os atos da Fundação Renova para gerir e executar as medidas de recuperação dos danos resultantes da tragédia. Ele é presidido pelo Ibama e dele fazem parte representantes da União, dos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, dos municípios impactados, das pessoas atingidas, da Defensoria Pública e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Áureo nasceu na comunidade dos Pontes, no encontro dos rios Carmo, que vem de Mariana, e Piranga, vindo de Ponte Nova, e deste encontro é que se origina o rio Doce. Desde sua adolescência, teve uma relação tanto de dependência econômica (trabalhou como pescador) quanto de esporte e lazer com o rio Doce.  É também desde jovem que participa de ações sociais em favor de pessoas e famílias em vulnerabilidade social, realizando trabalhos nas áreas de saúde e educação.

Sônia Roseno é pedagoga da terra e educadora popular. Ela é mestre e doutora pela UFMG, onde atuou nos projetos de pesquisa e extensão na temática da educação do campo (Lecampo), atuou como educadora em escolas de educação básica de assentamentos da reforma agrária no Vale do Rio Doce. Atualmente Sônia faz parte da coordenação do projeto de educação do Programa Popular de Agroecologia da Bacia do Rio Doce, pelo Centro de Formação Francisca Veras, ligado ao MST, além do Coletivo Estadual de Educação do MST.

Projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce

O projeto Pulsar Jovem Pelo Rio Doce é realizado pela Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA), com apoio da Fundação Renova, e atua, desde 2023, na formação de lideranças jovens na Bacia do Rio Doce, incentivando a participação social e o engajamento na solução de questões e problemas, por meio de projetos socioambientais, construídos de forma coletiva pelos jovens.

Neste Ciclo II do projeto, estão participando 600 jovens de 33 municípios que compõem a bacia do Rio Doce em Minas Gerais. São eles:  Alpercata, Barra Longa, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Córrego Novo, Conselheiro Pena, Dionísio, Fernandes Tourinho, Galileia, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, Mariana, Naque, Periquito, Pingo D’Água, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Santana do Paraíso, Santa Cruz do Escalvado, Sem Peixe, Sobrália, Timóteo, Tumiritinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com