Cidades

Profissionais da educação deliberam por indicativo de greve pela vida

IPATINGA – O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG – Subsede de Ipatinga) comunicou à Secretaria Municipal de Educação (SME) a deliberação da categoria, em plenária realizada na noite de ontem. Os/as trabalhadores/as definiram lutar contra o retorno às aulas presenciais, nesse momento, e iniciar as ações de preparação para a greve sanitária em defesa da vida.


“Em nossa cidade os números crescem e apontam para o avanço da crise pandêmica. Podemos afirmar que estamos à beira de um colapso do sistema de saúde.”

“Nesse cenário, que exige cautela, responsabilidade, respeito e proteção à vida, o governo municipal quer promover uma volta às aulas presenciais de forma autoritária e irresponsável.”

Os profissionais da educação, defendem que, neste momento, o processo educativo deve continuar a distância, como forma de proteger a vida de todos.


Ações programadas

Entre as ações de mobilização promovidas pelo Sind-UTE/MG – Subsede Ipatinga, destaca-se a realização de reuniões junto a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público de Minas Gerais, incluindo ainda ações junto ao Legislativo e de notificação extrajudicial encaminhada ao Prefeito, afim de cobrar diálogo e revisão das medidas anunciadas pelo governo municipal.

Vacinação já!

A categoria definiu também desenvolver ações para fortalecer luta pela vacinação de toda a população. “Só será possível pensar em volta às aulas presenciais se pelo menos 60% da população estiver vacinada, é o que a ciência nos aponta neste momento.

Pesquisa mobilizadora sobre a volta às aulas presenciais

No processo de preparação para a greve em defesa da vida e diálogo com toda comunidade escolar, o Sind-UTE/MG-Subsede de Ipatinga, organizará uma pesquisa para aferir a opinião dos profissionais da educação, profissionais da saúde, estudantes, pais, mães, fortalecendo o movimento.

Carreata em defesa da Vida

Outras atividades de mobilização ganham destaque, inclusive com a paralisação das atividades de planejamento dos profissionais da rede no dia 05/02. Para este dia a categoria está organizando a “Carreata em defesa da Vida”

Percorremos as ruas da cidade para deixar claro o nosso posicionamento e dizer ao governo municipal que não compareceremos às escolas nessa situação de pandemia e que estamos dispostos a ir à greve sanitária em defesa da vida. Nossa concentração será a partir de 14h, na Avenida Zita de Oliveira, sentido Bairro/Centro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com