Cidades

“Prefeitura de Ipatinga segue política da morte do governo federal”, diz PT

Foto: O PT defende a vacinação em masssa e isolamento radical como forma de conter a pandemia

Oposição diz que sem isolamento social e vacinação, criação de novos leitos é “gestão da morte”: “troca-se a política da preservação de vidas pela política do aumento de internações”

IPATINGA – O Partido dos Trabalhadores de Ipatinga em nota à imprensa faz duras críticas à condução da pandemia pela Prefeitura Municipal de Ipatinga. Com quase 600 óbitos, leitos de UTIs e enfermarias lotados, vacinação em ritmo lento e flexibilizações, os casos diários de contágio e óbitos crescem de forma galopante e devastadora sem que sejam adotadas medidas de impacto para conter o avanço da pandemia na cidade.

Na nota, o PT local critica o Decreto da Prefeitura Municipal que flexibilizava o funcionamento do comércio, shopping, igrejas e outros setores. A medida acabou sendo cassada por decisão judicial.

“O prefeito de Ipatinga anunciou por meio da imprensa local, na quinta-feira 08 de abril, que o comércio da cidade voltaria a ficar aberto entre os horários de cinco horas da manhã e oito horas da noite, o que já é realidade. A justificativa é que ele abriu mais 20 leitos de UTI Covid e 08 leitos de tratamento semi-intensivo em um hospital de campanha, abriu 20 leitos de enfermaria clínica no Hospital Municipal e tem mais 17 leitos de enfermaria clínica de ‘retaguarda’. Ao falar de sua política ele ainda deu ênfase na inauguração, num futuro próximo, do Centro Especializado de Atenção à Covid-19.

Com essa decisão o prefeito deixa clara sua política de morte. Se os leitos estão esgotados e a cada dia cresce o número de mortes, ao invés de aplicar uma política de restrição da circulação de pessoas e a consequente redução do número de contaminados, ele prefere deixar tudo aberto com mais e mais pessoas sendo contaminadas, potencializando o número internações graves. Ele troca a política da preservação de vidas pela política do aumento de internações”, diz a nota do Partido dos Trabalhadores.

DISTANCIAMENTO E VACINAÇÃO

Ainda segundo o documento, “Ipatinga precisa sim de ampliar sua capacidade de atendimento e assistência hospitalar aos contaminados, mas ao mesmo tempo, deveria seguir as orientações da ciência que já está recomendando o fechamento geral do país e das cidades. Somente o distanciamento com a vacinação para todos, será possível parar o vírus e preservar vidas. O que o prefeito irresponsavelmente está fazendo é ampliar a capacidade de morte por Covid em Ipatinga. Segundo os dados da própria prefeitura, o número de mortes na cidade só cresce, com média de 03 mortes por dia nesses primeiros 08 dias do mês de abril, sendo que somente no dia 06 foram 08 óbitos”.

GESTÃO DA MORTE

“Segundo dados levantados junto ao Conselho Nacional de Saúde – CONASS – prossegue a nota –, entre 1º de janeiro de 2021 e a segunda-feira, 11 de abril, a média de óbitos no país aumentou em 80,7%. No mesmo período, Ipatinga registrou um aumento de 93,8%, percentual superior a assustadora média de óbitos nacional. A situação é tão grave que é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não tenha perdido um amigo ou parente como vítima da Covid e da política de gestão da morte”.

Diz o documento: “Como se não bastasse essa triste realidade o prefeito ainda mente quanto ao número de vacinados. Essa semana ele também anunciou, por meio da imprensa, que Ipatinga está vacinando mais que a média do Brasil e do estado de Minas e, caso a informação fosse verdade, não seria um grande feito. Tanto os governos federal como o estadual não investiram na compra de vacinas, levando o Brasil a ser considerado uma ameaça à saúde mundial, batendo a cada dia o recorde do número de mortes por Covid-19”.

MANIPULAÇÃO

O Partido dos Trabalhadores também critica e contesta os números apresentados pelo governo municipal em relação à vacinação contra o coronavírus. “Nas informações passadas para imprensa, o prefeito de Ipatinga disse que, até aquele dia [8 de abril], havia vacinado 10,9% da população. Segundo o IBGE, a população do município é de 265.409 habitantes, ou seja, de acordo com os dados divulgados, 28.926 pessoas teriam sido vacinadas. O que não aconteceu! O ‘vacinômetro’ municipal divulgou, no mesmo dia, que 24.635 pessoas estavam vacinadas em Ipatinga. Das duas uma, ou o prefeito está trabalhando com o número de habitantes do censo de 2010, colocando a cidade com 239 mil habitantes ou ele está sobrepondo a contagem das duas doses da vacina. Seja qual for a alternativa a conclusão é uma só: o prefeito manipula os números e mente para passar ideia de competência”, conclui a nota do PT.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com