Cidades

Ponto da Poesia movimentam as cidades de Timóteo e Santana do Paraíso

TIMÓTEO – Neste final de semana as cidades de Santana do Paraíso e Timóteo ganharão uma edição especial do projeto Ponto da Poesia. Com a proposta de levar encantamento, versos e poesia para os bairros selecionados das cidades contempladas pelo projeto, que nesta edição acontecerá em formato volante, por meio de um mini trio elétrico. Nesta sexta (15) quem recebe o projeto é a cidade de Santana do Paraíso, com previsão de início no bairro industrial às 16:30. Já no domingo (17) o projeto Ponto da Poesia, irá circular pelas ruas da cidade de Timóteo, saindo às 9 horas do bairro Timirim tendo como destino final o bairro Cachoeira do Vale.

EFEITO SURPRESA

Com a temática “Nossos Versos até Você” o projeto cultural tem direção e atuação das atrizes Daniela Alves, Mari Antonaci e participação do músico Douglas Netto, com maquiagem de Rômulo Amaral.

Bruno Minafra, gestor cultural do projeto avalia que “o intuito sempre foi o efeito surpresa das intervenções culturais. Com a situação da pandemia, despertamos por levar a cultura de forma itinerante em um carro adaptado. A expectativa é o despertar das pessoas que estão no seu cotidiano para um momento cultural com poemas, versos, música e muita poesia. Eu acredito no efeito de despertar um novo olhar para a arte”, concluiu.

RUAS, PRAÇAS E ESCOLAS

O projeto Ponto da Poesia (Ano 7) tem o patrocínio da Pedreira Um Valemix e da Valemassa. É viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à cultura de Minas Gerais e conta com o apoio da Fundação Vovô João Azevedo, da Prefeitura de Timóteo e da Prefeitura de Santana do Paraíso.

Além das ruas e praças das cidades, a produção selecionou escolas públicas das cidades de Timóteo e Santana do Paraíso, para a realização de trabalhos com uma programação especial. Para a orientadora das oficinas de capacitação cultural Talyne Godoy Souza Minafra “a proposta é encantar e divertir os alunos com poemas que falam de amor, infância, cotidiano e natureza, além de uma viagem por canções que são poemas. Para esta edição selecionamos poemas de Manoel de Barros, alguns maravilhosamente musicados por Marcio de Camilo. Parafraseando Manoel de Barros, o contato com a poesia “desabrocha a imaginação para um mundo mais puro. Acho que uma inocência infantil nas palavras é salutar diante do mundo tão tecnocrata e impuro.”

Programação

Sexta dia 15 de outubro (Santana do Paraíso).

A partir das 16:30

Bairros: Industrial, Vale do Paraíso, Veraneio, Josefino Anício dos Reis e Centro

Domingo dia 17 de outubro (Timóteo) 

A partir das 9:00

Bairros: Timirim, Primavera, São José, Novo Horizonte, Olaria, Quitandinha, Cruzeirinho, Vila dos Técnicos e Cachoeira do Vale.

Escolas participantes:

Santana do Paraíso – MG:

Escola Municipal José Dias Bicalho Filho;

Escola Municipal João Matias de Oliveira.

Timóteo – MG:

Escola Municipal João Bolinha;

Escola Municipal Cecília Meireles;

Escola Municipal Joaquim Ferreira de Souza;

Umei Professor Ruimar Bertelli.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com