Cidades

PMI e Sind-UTE realizam reunião sem apresentação de proposta; novo encontro acontecerá dia 21

Foto: Vigília de trabalhadoras na educação no saguão da PMI

IPATINGA – Representantes da administração municipal de Ipatinga e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) realizaram nesta quinta-feira (17), uma rodada de negociação para discutir as reivindicações da categoria na campanha salarial 2022. Uma nova rodada foi marcada para o dia 21 de março (segunda-feira) quando a Prefeitura apresentará sua contraproposta às demandas do Sindicato que representa o setor educacional do município. Os (as) trabalhadores (as) no ensino reivindicam a aplicação do Piso Salarial, cujo valor é de R$ 3.845,63.

A portaria que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica foi assinada no dia 4 de fevereiro deste ano. Além do Piso, a categoria reivindica o reajuste de 33,24% previsto para este ano.

Isaura Carvalho salientou as pautas da educação: Piso Salarial e reajuste de 33,24%

DESCONHECIMENTO

A diretora do SindUTE, Isaura Azevedo Carvalho, fez uma avaliação do primeiro encontro com os representantes do Governo Municipal que, segundo ela, desconheciam a pauta apresentada pela categoria. “Como é do conhecimento de todos, desde 2008, a reivindicação da educação é o Piso Salarial. Na avaliação do Sind-UTE a aplicação dos reajustes realizados nacionalmente no Piso Nacional é a forma de real de valorização dos trabalhadores/as da ativa e também dos aposentados e aposentadas. É inadmissível que algum governo desconheça a pauta da educação, com todos os debates que acontecem em níveis nacional, estadual e local, com as legislações, como o novo FUNDEB que tornou permanentes os investimentos em educação”.

PAUTA REITERADA

Na reunião de hoje, após indagarem qual é a reivindicação da categoria, foi reafirmado que a principal reivindicação da área educacional de Ipatinga para o ano de 2022 é a aplicação do Piso Salarial e, de imediato, a aplicação dos 33,24% que se refere ao índice de reajuste para este ano”, relatou Isaura.

Apesar da alegada falta de conhecimento das reivindicações da categoria, o SindUTE espera que o governo municipal apresente proposta de pagamento do Piso na próxima reunião prevista para o dia 21.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com