IPATINGA – Para reforçar o trabalho da Guarda Civil Municipal, em fase de implantação, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), acaba de adquirir 30 kits de armas não letais para uso diário dos agentes.
A GCM está sendo preparada para entrar em ação e em breve os guardas municipais estarão nas ruas para garantir maior proteção aos moradores.
As pistolas modelo Spark HZ2.0 liberam 40% menos impulsos de energia que o modelo internacional e desligam o impulso elétrico em até 5 segundos, provocando a neutralização imediata do indivíduo agressor a até 10m de distância.
A Spark tem fabricação 100% nacional. O dispositivo armazena os dados dos últimos mil disparos, possui mira a laser, lanterna e trava de dupla ação que impede disparo acidental.
Além das pistolas, foram adquiridos cartuchos, coldres, porta-cartuchos, pen drives, carregadores de bateria, maletas e alvos de treinamento.
INDICAÇÃO
Segundo o Comandante da GCM Sampaio, que é Instrutor multiplicador de equipamentos menos letais, “as armas menos letais têm sido uma excelente ferramenta de trabalho, utilizadas pelas forças de segurança do mundo inteiro e constituem, formas mais adequadas de conter agressores diminuindo o sofrimento e o índices de letalidade provocado com uso da arma de fogo. Além disso, a lei federal 13.060/2014, determina que cada Agente de Segurança Pública no Brasil, esteja portando no mínimo três equipamentos menos letais”, disse Sampaio.