Opinião

Parabéns Fabri!

(*) Chico Simões

Fabriciano está de parabéns pelos seus 73 anos! Mas quem recebe o melhor presente sou eu, Chico Simões, por morar nesta querida cidade.

Quis o destino que, como médico, eu viesse para cá, onde fui acolhido por Fabriciano e pelos fabricianenses de braços abertos. Aqui moro desde 1980, onde me realizei como profissional, constituí minha família e fiz grandes amizades. Obrigado Coronel Fabriciano! Minha eterna gratidão!

Tive também a honra de ser prefeito da nossa querida Fabriciano por três mandatos, onde pude mostrar, com ações de um administrador justo, minha gratidão à cidade e aos seus moradores.

Iniciamos um novo conceito de administração pública, trabalhando com seriedade, ouvindo os moradores, fazendo para todos, mas com um cuidado maior para os mais necessitados e, assim, combatendo as desigualdades.

Antes de eu ser prefeito, pouco ou nada se fazia, principalmente para os menos favorecidos, sob alegação que Fabriciano era pobre e desprovida de recursos.

Partes altas não recebiam obras de infraestrutura e nem eram abastecidas com água encanada. Diziam que água não subia morro.

Quando chovia, o Centro e alguns bairros ficavam ilhados. A Rodoviária Velha, estrada do Amaro Lanari, Caladinho, bairro Caladão, o bairro Xadrez, hoje São Vicente, são alguns exemplos que foram resolvidos por nós.

Os morros derretiam e várias moradias desabavam. Faziam paliativos, todo ano, com distribuição de cestas básicas e lona preta. Levamos água, obras de infraestrutura e saneamento básico para todas partes altas da cidade, dando dignidade e mais tranquilidade aos moradores.

No Cocais, os sítios e fazendas, em sua maioria, não possuíam energia elétrica. Eletrificamos todo o Cocais e levamos água encanada.

A cidade não tinha varrição e coleta de lixo regulares. Convivíamos com um enorme lixão a céu aberto. Problemas resolvidos por nós.

O trânsito era caótico. A cidade não tinha semáforos e nem sinalizações horizontal e vertical. Sinalizamos a cidade, colocando os primeiros semáforos, organizamos e humanizamos o trânsito criando as passagens elevadas para dar preferência ao pedestre.

Servidores públicos não tinham crédito, pois não tinham dia certo de receberem seus salários.

Recebi a Prefeitura com salário dos servidores com atraso de sete meses e todos os postos de saúde sem funcionamento, pois os médicos estavam há três meses de greve.

Regularizamos os salários dos servidores, demos correção salarial todos os anos e nunca mais houve atraso de salário na Prefeitura.

Hospitais particulares passando por dificuldades. Um foi vendido para a UNIMED e o outro foi fechado pelos seus proprietários. Reabrimos o Hospital Siderúrgica entrando na Justiça contra o Estado e o Governo Federal. A Justiça obrigou o Estado a reabrir o Hospital.

Recebemos a cidade com prédios escolares sucateados e postos de saúde em péssimas condições. Construímos e reformamos todos os postos de saúde. Levamos remédios para estes postos e passamos a fazer a entrega de alguns remédios em casa. Antes, todos usuários do SUS formavam uma fila enorme em uma única Farmácia no Centro da cidade. Criamos o serviço Ambulância 24 horas.

Construímos novas escolas e reformamos as demais, dotando-as de quadras poliesportivas. Construímos creches e implantamos escola de tempo integral.

A cidade não tinha política de Assistência Social, só clientelismo para atender aos amigos dos políticos.

Fizemos uma política de Assistência Social eficiente, com gente cuidando de gente. Construímos CRAS, CREAS, Centro POP e vários cursos profissionalizantes.

Ligamos a avenida Magalhães Pinto até a praça da União, abrimos a rua Roldão Alves Torres e pavimentamos quase todos os bairros, onde antes era terra.

Criamos condições para melhorar nossa economia, levando drenagem e saneamento básico para o Distrito Industrial e apoiando nosso comércio. Foram instalados aqui o atacarejo Villefort, supermercado Coelho Diniz, Farmácia Indiana, dentre outros.

Construímos uma nova Cadeia Pública, para dar mais dignidade a quem cumpre pena.

Tudo isto aconteceu de maneira transparente, com participação popular e muito trabalho.

Nunca a Polícia Federal esteve investigando a nossa Prefeitura.

Não fiz favor. Fiz o que devia, mostrando minha gratidão a Fabriciano e aos fabricianenses.

Hoje, mais uma vez, quero parabenizar Fabriciano, com um forte abraço à nossa cidade e meu fraterno abraço a todos os fabricianenses.

Desejo sucesso para todas administrações da cidade, solicitando delas que tratem nossa cidade e nossa gente, principalmente os menos favorecidos, com carinho e muito respeito. Isto tem de ser prioridade!

Parabéns Fabriciano!

(*) Chico Simões é ex-prefeito de Coronel Fabriciano

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com