Cultura

Para quê serve a Filosofia?

(*) Wanderson R. Monteiro

O termo “Filosofia” significa “amante da sabedoria”, de maneira que filósofo, na raiz do termo, é aquele que ama a sabedoria e o conhecimento, e busca ter sabedoria e conhecimento da verdade e da realidade do mundo em que vivemos. Em seu início, a filosofia surgiu para desmistificar os mitos da Grécia Antiga e, ainda hoje, ela tem trazido à tona a realidade escondida por detrás de um mundo de sombras e imaginações.

A Filosofia se aplica na investigação do mundo, buscando conhecer a realidade como ela é, questionando, até mesmo, a essência da mesma. Ela nos propõe ultrapassar a opinião irrefletida do senso comum que se mantém cativa de uma realidade falsa e de aparências, nos levando, por argumentos lógicos, a uma melhor compreensão da realidade que nos cerca.

O estudo da filosofia colabora na formação do pensamento a partir do próprio conceito de pensar, nos ensinando a pensar, questionar, e a criticar, além de entender, elaborar, e expor argumentos. Assim, ela nos propõe questões relevantes sobre temas importantes como a natureza do conhecimento, da verdade, sobre a natureza humana, moral, ética, e justiça.

Além de um vasto conhecimento sobre o mundo e a realidade que nos cerca, a filosofia ainda proporciona a seu estudante, e ao profissional, o aprimoramento de seu raciocínio lógico, de sua leitura crítica, pensamento analítico, capacidade argumentativa, e o principal: nos proporciona um melhor conhecimento de nós mesmos, uma melhor compreensão sobre os pensamentos que nos influenciam.

Precisamos estudar a filosofia porque, por mais que estejamos vivendo em um mundo completamente novo e moderno, nossas ações, nossas decisões e, até mesmo nossa maneira de pensar, são regidas por homens e mulheres do passado, que desenvolveram seu pensamento e sua visão de mundo há muito tempo atrás e que hoje são aceitos e aplicados em toda a sociedade, dessa forma, conhecendo os principais pensadores que formaram a base filosófica de nossa sociedade atual, poderemos ter mais chances de escapar dos problemas que tais modos de enxergar a realidade possam nos trazer.

Enquanto não tivermos consciência das influências filosóficas que estão sobre nós, nossa forma de enxergar o mundo e nossas decisões sempre serão influenciadas pela forma de pensar vigente, pela filosofia propagada por toda a cultura, pelos veículos de comunicação, e pela mídia.A filosofia tem uma influência profunda sobre a formação e o desenvolvimento de instruções e de valores, não devemos subestimar a importância, o valor, e poder de suas ideias para moldar toda a sociedade.

(*) Wanderson R. Monteiro é Bacharel em Teologia pelo ICP

São Sebastião do Anta – MG

dudu.slimpac2017@hotmail.com

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com